Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18741
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
emersonroquedemiranda.pdfPDF/A4.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Franco, Denise Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3092997032334123pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Lubélia de Paula Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2843408191707516pt_BR
dc.creatorMiranda, Emerson Roque de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T10:55:27Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-05-20T10:55:27Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18741-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to present and analyze data regarding teacher absenteeism and evaluate existing practices in a school in the district of Vermelho Velho, which belongs to the municipality of Raul Soares, in the state of Minas Gerais, and discuss its implication in school organization. The concept of absenteeism and its occurrence in Minas Gerais schools were presented. To describe the problem, records in school documents were considered, such as time books, monthly occurrence guides and legislation for hiring teachers. Data on absenteeism were demonstrated through tables and graphs, the routine of the teacher hiring process was described, the school was characterized, its organizational context was carried out and the implications that the absence of teachers brings to the organization were reported, highlighting the challenges faced by management in the face of teacher absenteeism. The theoretical framework was brought, addressing school and strategic management, with a focus on participatory planning, discussing the need for the involvement of the entire school team to minimize the impacts caused by absenteeism. After the qualification moment, a field survey was carried out with specialists, teachers and superintendent, in the comprehensive modality, and the responses were analyzed, considering the practices already existing in the school, regarding school organization and absenteeism. Therefore, the possibilities of maintaining, improving or implementing other dynamics for organizing management work were evaluated. At the end of the study, suggestions for practices were proposed, with the construction of an educational action plan, which can be adopted by school management, to continue the work with regard to the organization of work planning, with a view to meeting the improvement in meeting the demands of the school unit.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo é apresentar e analisar os dados referentes ao absenteísmo de professores, considerando as práticas pedagógicas já existentes, em uma escola no distrito de Vermelho Velho, que pertence ao município de Raul Soares, no estado de Minas Gerais e discorrer sobre a sua implicação na organização escolar. Foram apresentados o conceito de absenteísmo e sua ocorrência nas escolas mineiras. Para a descrição do problema, foram considerados os registros em documentos escolares, como livro de ponto, guia de ocorrência mensal e a legislação para a contratação de professores. Foram apresentados dados sobre o absenteísmo, através de tabelas e gráficos; foi descrita a rotina do processo de contratação de professores; realizada a caracterização da escola, seu contexto organizacional; e relatadas as implicações que a ausência de professores traz à organização, ressaltando os desafios enfrentados pela gestão frente ao absenteísmo docente. Foi trazido o referencial teórico, abordando gestão escolar e estratégica, com foco em um planejamento participativo, discutindo a necessidade do envolvimento de toda a equipe escolar para minimizar os impactos causados pelo absenteísmo. Após o momento de qualificação, foi realizada uma pesquisa de campo com Especialistas, professores e Superintendente, na modalidade compreensiva, e analisadas as respostas, considerando as práticas pedagógicas já existentes na escola, frente à organização escolar e o absenteísmo. Logo, foram avaliadas as possibilidades de manter, aprimorar ou implementar outras dinâmicas para a organização do trabalho da gestão. Ao final do estudo, foram propostas sugestões de práticas, com a construção de um Plano de Ação Educacional, que podem ser adotadas pela gestão escolar, para dar sequência ao trabalho no que diz respeito à organização do planejamento de trabalho, com vistas ao atendimento e à melhoria do atendimento das demandas da unidade escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbsenteísmo docentept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSubstituição de professorespt_BR
dc.subjectTeacher absenteeismpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectReplacement of teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão escolar e absenteísmo docente: desafios e possibilidades – o caso da Escola Estadual Albano Pires, no distrito de Vermelho Velho – Raul Soares/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons