Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18670
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianodacostadasilva.pdfPDF/A6.49 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Feres, Flávia Lúcia Chein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Pereda, Paula Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva, Juliano da Costa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-14T15:16:03Z-
dc.date.available2025-05-06-
dc.date.available2025-05-14T15:16:03Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18670-
dc.description.abstractThis study investigates the impact of natural disasters, specifically hydrological events. (such as floods and flash floods) and climatological events (such as droughts and dry spells), on the academic performance of elementary school students in Brazil. Using data from Prova Brasil (2013-2019) and information on natural disasters provided by the National Secretariat for Protection and Civil Defense (SEDEC), the research analyzes how these extreme climate events affect proficiency scores in Mathematics and Portuguese, as well as educational indicators like approval rates, repetition rates, and age-grade distortion. The methodology employs the Differences-in-Differences (DiD) estimator, as proposed by De Chaisemartin and D’Haultfoeuille (2024). The results indicate that climatological disasters significantly improve mathematics scores for fifth-grade students, with an average increase of 0.15 standard deviations relative to the overall score distribution when the event occurred just before the Prova Brasil assessment. This positive effect is attributed to a reduction in child labor, which allows students more time to study. The child labor rate decreased by 2.5% in affected municipalities, corresponding to a reduction of 0.26 standard deviations, which coincides with the increase in mathematics scores. For hydrological disasters, positive effects were observed on both Mathematics and Portuguese scores for ninth-grade students, with significant improvements noted during periods 0 and 2 after the event. This may be due to the renewal of school infrastructure following the disasters. The study concludes that extreme climate events have varied impacts on educational performance, depending on the type of disaster and the educational level. This highlights the need for public policies that promote the reduction of child labor and the improvement of school infrastructure, regardless of the occurrence of natural disasters.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga o efeito de desastres naturais, especificamente eventos hidrológicos (inundações, alagamentos e enxurradas) e climatológicos (secas e estiagens), no desempenho acadêmico de estudantes do ensino fundamental no Brasil. Utilizando dados da Prova Brasil (2013-2019) e informações sobre desastres naturais fornecidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), o trabalho analisa como as ocorrências de eventos climáticos extremos afetam as notas de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, bem como indicadores educacionais como taxas de aprovação, reprovação e distorção idade-série. A metodologia empregada é baseada no estimador de Diferenças em Diferenças (DiD) proposto por De Chaisemartin e D’Haultfoeuille (2024). Os resultados indicam que os desastres climatológicos têm um efeito positivo significativo nas notas de Matemática do 5º ano do ensino fundamental, com um aumento médio 0,15 desvio padrão em relação à distribuição geral quando a ocorrência de evento climatológico ocorreu no período anterior à aplicação da Prova Brasil. São encontradas evidências preliminares que associam tal resultado. à redução do trabalho infantil, que libera mais tempo para os estudos. A taxa de trabalho infantil diminuiu em 2,5 pontos percentuais nos municípios afetados, isso significa uma redução no trabalho infantil de 0,26 desvio padrão no mesmo momento que houve aumento na nota de matemática. Para os desastres hidrológicos, observou-se um impacto positivo nas notas de Matemática e português do 9º ano, com aumentos significativos nos períodos 0 e 2 após o evento, o que pode estar associado a uma renovação da infraestrutura escolar após os desastres, como ação de reparação. O estudo conclui que os eventos climáticos extremos têm impactos heterogêneos no desempenho educacional, dependendo do tipo de desastre e da série escolar, sugerindo a necessidade de políticas públicas que promovam a redução do trabalho infantil e a melhoria da infraestrutura escolar, independentemente da ocorrência de desastres naturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEventos climáticos extremospt_BR
dc.subjectDesastres naturaispt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectInfraestrutura escolarpt_BR
dc.subjectExtreme climate eventspt_BR
dc.subjectNatural disasterspt_BR
dc.subjectStudent performancept_BR
dc.subjectChild laborpt_BR
dc.subjectSchool infrastructurept_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEventos climáticos e desempenho acadêmico: evidências para o Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons