Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18611
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simonitedesco.pdfPDF/A2.33 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Takahira, Aline Garcia Rodero-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2962354953058218pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120pt_BR
dc.creatorTedesco, Simoni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-13T11:39:07Z-
dc.date.available2025-05-13-
dc.date.available2025-05-13T11:39:07Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18611-
dc.description.abstractThis study investigates the challenges faced by students with sensory disabilities (hearing and visual) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), focusing on the barriers that impact their inclusion, retention, and academic success in higher education. The research is an offshoot of the project “Emergency remote teaching during the pandemic: accessibility and inclusion in higher education”, developed by the Research and Extension Group on Curricular Accessibility and Inclusion in Education (ACINC), with funding from the Minas Gerais State Research Support Foundation (FAPEMIG). The scope of this study focuses on the relevance of listening to the narratives of these students, understanding their experiences and perceptions about institutional accessibility and inclusion practices. This is a qualitative research, based on the narrative methodology, which seeks to deeply understand the academic experiences of the participants. For data collection, semistructured interviews were conducted, in which the students answered guiding questions designed to encourage spontaneous and detailed reports about their trajectories, challenges, and adaptation strategies. The analysis of the interviews was conducted in an interpretative manner, considering both individual particularities and the structural aspects of the university that influence inclusion. The results indicate that, despite institutional advances aimed at accessibility, there are still significant gaps in ensuring equitable conditions for learning, participation, and retention. Based on the students' narratives, it was possible to identify the need for more effective actions that would promote not only access, but also the full academic development of these students, respecting their specificities and intersectionalities.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga os desafios enfrentados pelos acadêmicos com deficiência sensorial (auditiva e visual) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com foco nas barreiras que impactam sua inclusão, permanência e sucesso acadêmico no ensino superior. A pesquisa é um desdobramento do projeto “Ensino remoto emergencial durante a pandemia: acessibilidade e inclusão no ensino superior”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Acessibilidade Curricular e Inclusão em Educação (ACINC), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O recorte deste estudo enfoca a relevância de ouvir as narrativas desses discentes, compreendendo suas experiências e percepções sobre as práticas institucionais de acessibilidade e inclusão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia de narrativas, que busca profundamente a compreensão das vivências acadêmicas dos participantes. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, nas quais os discentes responderam às questões norteadoras elaboradas para estimular relatos espontâneos e detalhados sobre suas trajetórias, desafios e estratégias de adaptação. A análise das entrevistas foi conduzida de forma interpretativa, considerando tanto as particularidades individuais quanto os aspectos estruturais da universidade que influenciam a inclusão. Os resultados indicam que, apesar dos avanços institucionais voltados para a acessibilidade, ainda há lacunas significativas na garantia de condições equitativas de aprendizagem, participação e permanência. A partir das narrativas dos discentes, foi possível identificar a necessidade de ações mais efetivas que promovessem não apenas o acesso, mas também o desenvolvimento acadêmico pleno desses estudantes, respeitando suas especificidades e interseccionalidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDeficiência sensorialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectSensory impairmentpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInclusão de acadêmicos com deficiência sensorial no ensino superior na UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons