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dc.contributor.advisor1Portella, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3204481163062725pt_BR
dc.contributor.referee1Chevitarese, André Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8607821911525405pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro , Cláudio de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202032274381269pt_BR
dc.creatorNunes Junior, Ediek Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-09T13:41:18Z-
dc.date.available2025-05-08-
dc.date.available2025-05-09T13:41:18Z-
dc.date.issued2025-02-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18601-
dc.description.abstractThe apostle Paul gave Jesus of Nazareth the titles of ‘God’ and ‘Son of God’. Today, these titles have certain meaning. However, it is possible that, in Paul’s time, they had another meaning since, at that time, there were some beings who were also called ‘God’ and ‘Son of God’. This is the impetus for this work, which aims to study the meanings given to the terms ‘God’ and ‘Son of God’ in Hellenistic Greece, Imperial Rome and post-exilic Judaism. It will also look up the similarities between the cult of the Greek king, the cult of the Roman emperor, the post-exilic Judaism and devotion to Jesus Christ in early Christianity. The aim is to verify epigraphs and inscriptions on scrolls, papyri and coins that are related to the cult of the ruler in the Hellenistic period and in Imperial Rome. The post-exilic Jewish literature (Septuagint, apocryphal books, pseudepigraphic books and Dead Sea manuscripts) will also be checked in order to gather the meanings with which the terms ‘God’ and ‘Son of God’ were used. After a study of the texts of Galatians 4:14, Philippians 2:6-11, Romans 1:3-4 and Romans 9:5, in which biblical commentators are consulted, a Christology will be proposed for Paul’s teaching about the person of Jesus Christ. An analysis of the socio-religious context in which Paul of Tarsus lived, allied to the meanings attached to the titles ‘God’ and ‘Son of God’, together with a study of the texts of Galatians 4:14, Philippians 2:6-11, Romans 1:3-4 and Romans 9:5, will make it clear that, in the apostolic period and without excluding other possibilities, it is possible to understand that Jesus Christ had the nature of an angel, of a celestial and superhuman creature.pt_BR
dc.description.resumoO apóstolo Paulo atribuiu a Jesus de Nazaré os títulos de ‘Deus’ e de ‘Filho de Deus’. Hoje, tais títulos possuem um significado. Porém, é possível que, no tempo de Paulo, tivessem outro sentido uma vez que, nessa mesma época, havia alguns seres que também eram chamados de ‘Deus’ e de ‘Filho de Deus’. Este fato impulsiona o presente trabalho que pretende estudar as acepções que se davam aos termos ‘Deus’ e de ‘Filho de Deus’ na Grécia helenística, na Roma Imperial e no Judaísmo pós-exílico. Também não se deixará de notar as relações de semelhança entre o culto ao rei grego, entre o culto ao imperador romano, entre o Judaísmo pós-exílico e a devoção a Jesus Cristo no Cristianismo originário. Pretende-se verificar epigrafias e inscrições constantes em rolos, papiros, e moedas que tenham relação com o culto ao governante no Período Helenístico e na Roma Imperial. Por semelhante modo se verificará a literatura judaica pós-exílica (Septuaginta, livros apócrifos, livros pseudepigráficos e manuscritos do Mar Morto) na intenção de reunir os significados com os quais eram usados os termos ‘Deus’ e de ‘Filho de Deus’. Após um estudo dos textos de Gálatas 4.14, Filipenses 2.6-11, Romanos 1.3-4 e Romanos 9.5, em que se faz uma consulta a comentaristas bíblicos, será proposta uma cristologia para o ensino de Paulo acerca da pessoa de Jesus Cristo. Uma análise do contexto sociorreligioso em que vivia Paulo de Tarso, aliada às acepções atribuídas aos títulos de ‘Deus’ e de ‘Filho de Deus’, somada ao estudo dos textos de Gálatas 4.14, Filipenses 2.6-11, Romanos 1.3-4 e Romanos 9.5, tornará evidente que, no período apostólico e sem excluir outras possibilidades, é possível entender que Jesus Cristo tinha a natureza de um anjo, de uma criatura celestial e super-humana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectFilho de Deuspt_BR
dc.subjectCulto imperial romanopt_BR
dc.subjectPaulo de Tarsopt_BR
dc.subjectDivinização de Jesus de Nazarépt_BR
dc.subjectGodpt_BR
dc.subjectSon of Godpt_BR
dc.subjectRoman imperial cultpt_BR
dc.subjectPaul of Tarsuspt_BR
dc.subjectDivinization of Jesus of Nazarethpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDeus e filho de Deus no mundo mediterrânico: o rei grego, o imperador romano e o Jesus de Paulo de Tarsopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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