https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18567
File | Description | Size | Format | |
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biankamoreiragomes.pdf | 317.18 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Patrícia Moraes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7273169386360795 | pt_BR |
dc.creator | Paula, Bianka Moreira de | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T13:22:36Z | - |
dc.date.available | 2025-02-28 | - |
dc.date.available | 2025-05-07T13:22:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18567 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste ensaio, discutiremos a importância da formação continuada para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A escolha desse tema surgiu a partir da minha experiência em um estágio, no qual atuei diretamente com um aluno autista e percebi como a falta de experiência dos professores pode impactar negativamente o desenvolvimento desses estudantes. O ensaio aborda aspectos essenciais do autismo, suas características e os impactos na aprendizagem, destacando a necessidade de políticas educacionais que assegurem a formação continuada dos docentes. Além disso, evidencia os desafios enfrentados na prática da inclusão escolar, como a falta de preparo dos professores, a escassez de recursos e as barreiras estruturais, buscando responder à seguinte questão: A formação continuada é essencial para incluir alunos com TEA nas práticas escolares cotidianas? O trabalho foi desenvolvido com base em autores e documentos que discutem a inclusão escolar e o autismo, com destaque para as seguintes referências: DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais; Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014); Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015). Com isso, foi possível concluir que a formação continuada dos professores é fundamental para a inclusão efetiva de alunos com TEA no ambiente escolar. O ensaio revelou que a falta de preparo docente, aliada à escassez de recursos e às barreiras estruturais, pode prejudicar significativamente o desenvolvimento e a participação desses estudantes. Contudo, políticas educacionais focadas na capacitação contínua dos professores podem contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas, favorecendo a aprendizagem e o bem-estar dos alunos autistas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A importância da formação continuada para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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