Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18567
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
biankamoreiragomes.pdf317.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Patrícia Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7273169386360795pt_BR
dc.creatorPaula, Bianka Moreira de-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T13:22:36Z-
dc.date.available2025-02-28-
dc.date.available2025-05-07T13:22:36Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18567-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNeste ensaio, discutiremos a importância da formação continuada para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A escolha desse tema surgiu a partir da minha experiência em um estágio, no qual atuei diretamente com um aluno autista e percebi como a falta de experiência dos professores pode impactar negativamente o desenvolvimento desses estudantes. O ensaio aborda aspectos essenciais do autismo, suas características e os impactos na aprendizagem, destacando a necessidade de políticas educacionais que assegurem a formação continuada dos docentes. Além disso, evidencia os desafios enfrentados na prática da inclusão escolar, como a falta de preparo dos professores, a escassez de recursos e as barreiras estruturais, buscando responder à seguinte questão: A formação continuada é essencial para incluir alunos com TEA nas práticas escolares cotidianas? O trabalho foi desenvolvido com base em autores e documentos que discutem a inclusão escolar e o autismo, com destaque para as seguintes referências: DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais; Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014); Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015). Com isso, foi possível concluir que a formação continuada dos professores é fundamental para a inclusão efetiva de alunos com TEA no ambiente escolar. O ensaio revelou que a falta de preparo docente, aliada à escassez de recursos e às barreiras estruturais, pode prejudicar significativamente o desenvolvimento e a participação desses estudantes. Contudo, políticas educacionais focadas na capacitação contínua dos professores podem contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas, favorecendo a aprendizagem e o bem-estar dos alunos autistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA importância da formação continuada para inclusão de alunos com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons