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dc.contributor.advisor1Cury, Alexandre Abrahão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1092810690505352pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Flávio de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Amaral, Rafaelle Piazzaroli Finotti-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paula de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Lopez, Rafael Holdorf-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMelo, Renato da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T15:33:45Z-
dc.date.available2025-05-06-
dc.date.available2025-05-06T15:33:45Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18552-
dc.description.abstractThe present study investigates the use of unsupervised Machine Learning (ML) techniques applied to the Structural Health Monitoring (SHM) of railway wheels with different stages of polygonalization in the running band. The proposed methodology is based on a comparative study of different AutoEncoder (AE) architectures, including the Variational AutoEncoder (VAE), the Sparse AutoEncoder (SAE), and the Convolutional AutoEncoder (CAE). The models are trained using vertical acceleration data from a virtual track monitoring system, and their performance is evaluated in distinguishing between normal and abnormal structural conditions, as well as in the processing time of input data. The integration of AE models with Hotelling’s T² control charts is explored as a strategy to enhance anomaly detection. The study highlights the potential of these approaches for predictive maintenance applications, contributing to greater efficiency and safety in railway operationspt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investiga o uso de técnicas de Aprendizado de Máquina não supervisionado (ML, do inglês “Machine Learning”) aplicadas ao Monitoramento da Integridade Estrutural (SHM, do inglês “Structural Health Monitoring”) de rodas ferroviárias com distintos estágios de poligonalização na banda de rodagem. A metodologia proposta baseia-se em um estudo comparativo entre diferentes arquiteturas de AutoEncoders (AE), incluindo o AutoEncoder Variacional (VAE, do inglês “Variational AutoEncoder”), o AutoEncoder Esparso (SAE, do inglês “Sparse AutoEncoder”) e o AutoEncoder Convolucional (CAE, do inglês “Convolutional AutoEncoder”). Os modelos são treinados com dados de aceleração vertical provenientes de um sistema virtual de monitoramento em via, e seus desempenhos são avaliados na diferenciação entre condições estruturais normais e anormais, e no tempo de processamento dos dados de entrada. A integração dos modelos AE com gráficos de controle de Hotelling T² é explorada como uma estratégia para aprimorar a detecção de anomalias. O estudo destaca o potencial dessas abordagens para aplicações de manutenção preditiva, contribuindo para maior eficiência e segurança na operação ferroviária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMonitoramento de integridade estruturalpt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectDetecção de danospt_BR
dc.subjectOvalizaçãopt_BR
dc.subjectAutocodificador esparsopt_BR
dc.subjectAutocodificador convolucionalpt_BR
dc.subjectAutocodificador variacionalpt_BR
dc.subjectStructural health monitoringpt_BR
dc.subjectRailwayspt_BR
dc.subjectDamage detectionpt_BR
dc.subjectOut-of-roundnesspt_BR
dc.subjectSparse autoencoderpt_BR
dc.subjectConvolutional autoencoderpt_BR
dc.subjectVariational autoencoderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleOut-of-roundness damage wheel idenficaon in railway vehicles using autoencoder modelspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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