Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18534
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
taylamarquessoares.pdfPDF/A8.01 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Arribas, Célia da Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4202304467511821pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1796133639096827pt_BR
dc.contributor.referee2Sena, Emerson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373911393003409pt_BR
dc.creatorSoares, Tayla Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T15:43:20Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2025-04-30T15:43:20Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18534-
dc.description.abstractThis research aims to understand neoconservatism in Brazil through the articulations mobilized through bills that aim to recognize and criminalize Christophobia. The guiding hypothesis is that this articulation is made through processes of unification and religious alliances, the juridification of morality, and reactive anti-gender policies. Given that, in the case of Brazilian society, Christophobia is not defined solely by the religious “persecution” of Christians, but is also understood as a reaction to the changes that have occurred in the field of social and cultural diversity in recent years in the country. With the advancement of the feminist and LGBTQIA+ movements from the 1960s and 1970s onwards, complaints have emerged from certain conservative politicians and religious figures, inserted in a field of moral disputes or “culture wars,” against the achievements of these movements and their struggles for social and political recognition. Thus, identifying neoconservative activism and related phenomena, such as “Brazilian Christophobia,” brings to light aspects that denounce new forms of political language, new projects of governance, new political and religious actors, and new attempts to defend the current order. Therefore, through a qualitative documentary analysis, a mapping of the bills linked to this phenomenon at the municipal, state, and federal levels was developed. This investigation made it possible to identify how the foundations of neoconservatism were mobilized through reactive policies, defined as strategies that aim to preserve hegemonic power over moral agendas linked mainly to gender and sexuality issues.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigativo compreender o neoconservadorismo no Brasil por meio das articulações mobilizadas através dos Projetos de lei que visam o reconhecimento e a criminalização da cristofobia. A hipótese norteadora é a de que essa articulação é feita por meio dos processos de unificação e alianças religiosas, juridificação da moralidade e políticas reativas antigênero. Visto que, tratando-se da sociedade brasileira, a cristofobia não é definida somente pela “perseguição” religiosa contra os cristãos, mas também é compreendida enquanto uma reação referente às mudanças ocorridas no campo da diversidade social e cultural nos últimos anos no país. Com o avanço dos movimentos feministas e LGBTQIA+ a partir da década de 1960 e 1970, vê-se surgir denúncias, por parte de determinados políticos e religiosos conservadores, inseridos em um campo de disputas morais ou “guerras culturais”, contra as conquistas desses movimentos e suas lutas por reconhecimento social e político. Desse modo, identificar os ativismos neoconservadores e os fenômenos a ele relacionados, como é o caso da “cristofobia brasileira”, traz à tona aspectos que denunciam novas formas de linguagem política, novos projetos de governabilidade, novos atores políticos e religiosos, e novas tentativas de defesa de uma ordem vigente. Por conseguinte, através de uma análise documental de caráter qualitativo, desenvolveu-se um mapeamento dos Projetos de lei vinculados a esse fenômeno nos âmbitos municipais, estaduais e federal. Essa investigação possibilitou identificar a forma como os fundamentos do neoconservadorismo foram mobilizados a partir de políticas reativas, definidas enquanto estratégias que visam a conservação de um poder hegemônico sobre pautas morais vinculadas, principalmente, às temáticas de gênero e sexualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCristofobiapt_BR
dc.subjectNeoconservadorismopt_BR
dc.subjectPolíticas reativaspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectChristophobiapt_BR
dc.subjectNeoconservatismpt_BR
dc.subjectReactive policiespt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleNeoconservadorismo, ativismo antigênero e juridificação da moralidade: uma análise de projetos de lei sobre cristofobia no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons