DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Luciana Pacheco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5969492483399686 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pinto, Tarcísio Jorge Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249756724489117 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Sandrelena da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6839916101962610 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309708713801729 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fleuri, Reinaldo Matias | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0966229092773143 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Lopes, Eduardo Simonini | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2695608943114097 | pt_BR |
dc.creator | Gusmão, Luka de Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T11:05:44Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28 | - |
dc.date.available | 2025-04-29T11:05:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18491 | - |
dc.description.abstract | In this thesis, I narrate some of the key moments in my teaching journey, reflecting on
certain places where I have lived, schools where I have worked, and the stories of two
children who left a lasting impression on me. My objectives in this study are as follows: to
make the writing of this text a continuous attempt to intuit my teaching memories, to refind
the vital impulse that inhabits me, and thus to restore my becoming as a researcher. Based on
these objectives, my research question is: what miles have I navigated in shaping my
becoming a teacher, and how does Henri Bergson’s philosophy help me make sense of them?
To address this, I employ the methodology of conversation, as proposed by Ribeiro, Souza,
and Sampaio (2018), who advocate for the life-knowledge amalgam, as well as for drifts as
ways to enhance thought. I also draw on the intuitive method developed by Bergson (2005,
2006b), for whom immediate contact with subjective temporality is the source of
philosophical knowledge. Moreover, I seek to engage in conversations with other concepts
from Bergsonian theory that help me reframe the experiences I have undergone, namely those
of hope, laughter, nature, experience, attention, sympathy, friendship, continuity and
transformation, good sense, education, intelligence, and movement. I conclude that the
experiences related to my becoming a teacher were marked by hopes and disappointments,
sympathies and antipathies, changes and continuities, quests and discoveries. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta tese, narro alguns dos principais momentos de meus percursos na docência,
refletindo sobre certos lugares nos quais vivi, escolas em que atuei, e acerca das histórias de
duas crianças que me marcaram. Meus objetivos com o presente estudo são os seguintes:
buscar fazer da escrita deste texto uma tentativa constante para intuir minhas memórias
docentes, reencontrar o elã de vida que me habita e, assim, restaurar meu devir como
pesquisador. A partir desses objetivos, eis meu problema de estudo: quais milhas naveguei na
formação de meu devir docente e como a filosofia de Henri Bergson me auxilia a dar sentido
a elas? Para tanto, lanço mão da metodologia da conversa, tal como indicado por Ribeiro,
Souza e Sampaio (2018), que apostam na amálgama vidaconhecimento, bem como nas
derivas como formas de potencializar o pensamento; também me valho do método intuitivo
desenvolvido por Bergson (2005, 2006b), para quem o contato imediato com a temporalidade
subjetiva é a fonte do conhecimento filosófico. Ademais, procuro realizar conversações com
outros conceitos da teoria bergsoniana, os quais me auxiliam a ressignificar as experiências
pelas quais passei, sendo eles os de esperança, riso, natureza, experiência, atenção, simpatia,
amizade, continuidade e transformação, bom senso, educação, inteligência e movimento.
Concluo que as vivências relacionadas ao meu devir docente foram atravessadas por
esperanças e desilusões, simpatias e antipatias, mudanças e permanências, buscas e
descobertas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autoformação | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Conversa | pt_BR |
dc.subject | Henri Bergson | pt_BR |
dc.subject | Self-formation | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Conversation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Percursos autoformativos: conversas sobre um devir docente com Henri Bergson | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses)
|