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dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.creatorRocha, Ezineyde Cavalcanti de Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T14:34:42Z-
dc.date.available2016-06-17-
dc.date.available2016-07-13T14:34:42Z-
dc.date.issued2015-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1846-
dc.description.abstractThe present work analyzes the implementation of Plano de Ações Articuladas - PAR, between the years 2007 and 2012, in the city schoolsin the state of Pernambuco, more specifically, in its fourth dimension, about physical infrastructure and pedagogical resources. However, to analyze the implementation of the actions in this dimension, it was necessary to check the performance of the actors involved, especially the local level and thus identify which factors are characterized as barriers to everyday actions of PAR. Therefore, intend to investigate how city managers in the state of Pernambuco join and lead the implementation of the PAR, since its establishment until the execution of actions. The intention, from the information investigated, was to develop a proposal for intervention to improve the tracking and monitoring of the Plan in the cities in order to improve the processes of implementation. The methodological framework for data collection was based on qualitative and quantitative approach, normalizing official documents of PAR, as well as records of the technical state board of education responsible for monitoring the implementation of the plan were analyzed. The theoretical basis of this study's main contributions of reflections DemervalSaviani (2007), and Teise Adrião and Theresa Garcia (2008), addressing the issue related to PDE and PAR. Also important were analyzes of Francisca Aureliano and Maria Aparecida Queiroz(2013), who portray the importance of participatory planning, seeking collaborative work. The survey results indicated that the actions of the actors involved denounce difficulties within the municipality, such as the lack of organized and participatory planning, and the lack of an effective monitoring of continuing education activities for municipal managers. Such problems evoke the development of interventional actions to promote formation courses to the education municipalities menagers; the construcytion of a Guidebook, with FAQ (frequently asked questions) about PAR; and technical visitings to the municipalities to offer accompaniment and monitoring to enable greater efficiency and effectiveness in the implementation of PAR.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a implementação do Plano de Ações Articuladas-PAR, entre os anos de 2007 e 2012, na rede pública de ensino municipal do estado de Pernambuco, mais especificamente a dimensão quatro, que diz da infraestrutura física e recursos pedagógicos. Entretanto, para analisar a implementação das ações desta dimensão foi necessário verificar a atuação dos atores envolvidos, sobretudo da esfera local e, assim, identificar quais fatores se configuram como entraves cotidianos às ações do PAR. Sendo assim, pretendeu-se investigar como os gestores municipais do estado de Pernambuco aderem à implementação do PAR e as conduzem, desde a sua elaboração até a execução das ações. A intenção, a partir das informações investigadas, foi a de elaborar uma proposta de intervenção para aperfeiçoar o acompanhamento e o monitoramento do Plano nos municípios, visando à melhoria dos processos de sua implementação. A metodologia para a coleta de dados pautou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, foram analisados documentos oficiais normatizadores do PAR, assim como registros dos técnicos das secretarias estadual e municipal de educação sobre a implementação do Plano.O embasamento teórico desta pesquisa tem como principais contribuições as reflexões de Saviani (2007), Adrião e Garcia (2008), sobre o PDE e o PAR. Também foram importantes as análises de Aureliano e Queiroz (2013), que retratam a importância do planejamento participativo, visando ao trabalho colaborativo. O resultado da pesquisa indicou a) que as ações dos atores envolvidos denunciam dificuldades enfrentadas no âmbito municipal, por exemplo: a falta de formação continuada para os gestores municipais; b) ausência de um planejamento organizado e participativo e a de um efetivo monitoramento das atividades. Tais dificuldades suscitaram o desenvolvimento de ações interventivas de formação para os gestores municipais de educação; elaboração de um Manual de Orientações com perguntas e respostas sobre as dúvidas do PAR e visitas aos municípios para acompanhamento e monitoramento, de modo a possibilitar maior eficiência e eficácia na implementação do Plano de Ações Articuladas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectPARpt_BR
dc.subjectPlanejamento participativopt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectImplementationpt_BR
dc.subjectPARpt_BR
dc.subjectParticipatory planningpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise da implementação do plano de ações articuladas –(PAR) em Pernambucopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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