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dc.contributor.advisor1Campos, Fernanda Cláudia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791012J8pt_BR
dc.contributor.referee1Villela, Regina Maria Maciel Braga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701301Y3pt_BR
dc.contributor.referee2Werner, Claudia Maria Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781498Y4pt_BR
dc.creatorSilva, Welington da Veiga-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422685Y5pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T14:26:23Z-
dc.date.available2016-06-16-
dc.date.available2016-07-13T14:26:23Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1839-
dc.description.abstractThe use of Virtual Learning Environments in academic and corporative training is a real fact and there is a strong trend of growing because of advantages such as flexibility and cost. Besides that features as informal learning through mobile devices and lifelong learning, and the increasing availability of high quality educational resources on the web and on mobile devices must be considered. To keep up with this evolution, the organizations responsible for e-learning environments invest to develop educational resources and services, frequently equivalent in more than one platform, hindering innovation and sharing. In this scenario, it is almost impossible that a single organization incorporates all the innovations in the educational domain. This dissertation presents, in the perspective of Software Ecosystem, the BROAD-ECOS approach, identifying individuals, communities, organizations and software resources that comprise them, and defining an infrastructure to turn the existing Virtual Learning Environments into platforms that allow the integration of external educational services, promoting the development, sharing and reuse of compatible educational services in an inter-organizational context. These services have control of the integration level and support for a common model, which enables interoperability among different providers, and are based on open standards, common libraries and accessible documentation. The evaluation of the proposal was done in two steps. The first one validated the ecosystem elements by means of a questionnaire, applied to professionals with experience in e-Learning, both from academia and business training area. Then, scenarios were performed to evaluate the artifacts considering the proposed goals, justified by the need to demonstrate the technical feasibility of concepts and technologies involved in a real context of use. The results showed the feasibility of the proposal.pt_BR
dc.description.resumoA presença de ambientes de e-Learning na academia e nas empresas é uma realidade e há uma forte tendência de crescimento de seu uso devido a vantagens como flexibilidade e custo. Juntam-se a isso características como aprendizado informal, por meio de dispositivos móveis e ao longo da vida e a crescente disponibilidade de recursos educacionais na web e em dispositivos móveis com alto nível de qualidade. Para acompanhar essa evolução, as organizações responsáveis pelos ambientes de e-Learning investem para desenvolver recursos e serviços educacionais, muitas vezes equivalentes em mais de uma plataforma, dificultando a inovação e o compartilhamento dos mesmos. Neste cenário, é quase inviável que uma única organização consiga incorporar todas as inovações do domínio educacional. Essa dissertação apresenta o BROAD-ECOS, uma abordagem sob a perspectiva de Ecossistemas de e-Learning que identifica indivíduos, comunidades, organizações e recursos de software nesse ambiente e define uma arquitetura para transformar ambientes de e-Learning existentes em plataformas que permitam a integração de serviços educacionais externos e favoreçam o desenvolvimento, compartilhamento e reúso de serviços educacionais compatíveis em um contexto inter-organizacional. Para tal, esses serviços possuem controle do nível de integração e suporte a um modelo comum que permite a interoperabilidade entre diferentes fornecedores, além de serem baseados em padrões abertos, bibliotecas comuns e documentação acessível. A avaliação da proposta foi feita em duas etapas. Primeiro, os elementos do ecossistema identificados foram validados por meio de um questionário aplicado a profissionais com experiência em e-Learning, tanto da academia quanto da área de treinamento empresarial. Depois foram realizados cenários de uso para avaliar os artefatos desenvolvidos quanto aos objetivos propostos, o que se justifica pela necessidade de demonstrar a viabilidade técnica dos conceitos e das tecnologias envolvidas em um contexto real de utilização. Os resultados obtidos apresentam indícios da viabilidade da proposta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcossistemas de Softwarept_BR
dc.subjectE-Learningpt_BR
dc.subjectSoftware Ecosystemspt_BR
dc.subjecte-Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleBroad-ecos: ecossistema de e-learning baseado em serviços educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



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