Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1835
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juniamariusadossantossilveira.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos , Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751772Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Murilo Alvarenga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768668T1pt_BR
dc.creatorSilveira, Júnia Mariusa dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T14:24:49Z-
dc.date.available2016-06-16-
dc.date.available2016-07-13T14:24:49Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1835-
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify the role of the principal, his/her actions that allow the integration of technologies in the school environment and his/her participation to transform the computer room into a place of learning. ICTs are increasingly present in the daily school and the effective use of these technologies is a challenge for principals, teachers and students. In this perspective, we analyzed two schools of Caratinga Regional Superintendence of education that have installed technological equipment in order to identify whether there is an effective use of the technologies in everyday school life, more specifically the computer room. It was found as the school principal and actor protagonist in the use of new technologies in the educational environment, can promote the use of the computer room as an educational support tool and recognizing its role as implementing agent of these technologies to analyze, because of new trends, his/her perspective in the implementation of ICT in the school routine. It is a qualitative research, where the instruments used were focus group, applied to teachers and students of the 5th year of primary school - early years and semistructured interviews applied to principals of the two schools. Based on the results of the research it was proposed an Educational Action Plan - EAP, through which actions have been established that enable the use of ICT in schools, such as teacher training, the inclusion of projects in the schools PPP that promote the use of ICT in pedagogical practice, the expansion and restructuring of computer rooms.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar qual o papel do diretor, suas ações que permitem a inserção das tecnologias no ambiente escolar e sua participação para a transformação da sala de informática num lugar de aprendizagem. As TIC estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar e o uso efetivo dessas tecnologias é um desafio para diretores, professores e alunos. Nesta perspectiva, analisou-se duas escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga que possuem equipamentos tecnológicos instalados com o intuito de identificar se existe uma efetiva utilização das tecnologias no cotidiano escolar, mais propriamente a sala de informática. Verificou-se como o diretor escolar, sendo ator protagonista na utilização das novas tecnologias no ambiente educacional, pode fomentar o uso da sala de informática como ferramenta de apoio pedagógico e, reconhecendo seu papel como agente implementador destas tecnologias analisar, em virtude das novas tendências, sua perspectiva na implementação das TIC no cotidiano da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os instrumentos utilizados foram o grupo focal, aplicado a professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais, e a entrevista semiestruturada, aplicada aos diretores das duas escolas. Com base nos resultados da pesquisa, foi proposto um Plano de Ação Educacional – PAE, por meio do qual foram estabelecidas ações que viabilizem o uso das TIC nas escolas, como a formação docente, a inserção de projetos no PPP das escolas que fomentem o uso das TIC na prática pedagógica, a ampliação e reestruturação das salas de informática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretor escolarpt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectPrincipal schoolpt_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technology - ICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel do diretor escolar na implementação das tecnologias de informação e comunicação: um estudo em duas escolas da superintendência regional de ensino de Caratinga (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.