Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18326
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
heliovandanezineto.pdfPDF/A442.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0823851256773575pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Thiago Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160057701187764pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Tatiana Dornelas de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855816642809805pt_BR
dc.creatorVandanezi Neto, Hélio-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T15:42:30Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T15:42:30Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18326-
dc.description.abstractIn order to propose an effective sales plan for Alfa Uniformes, a small company in the corporate uniforms sector, theoretical references on sales, specifically B2B, were explored. This theoretical framework provides the necessary foundation for understanding current practices and aims to identify opportunities for improvement and develop specific strategies to enhance the company’s competitiveness in the B2B market. Direct data collection from the business partners was essential to contextualize and validate the theoretical information presented. Data analysis revealed that the company’s sales practices are informal and rely on a single saleswoman, that the CRM is not used effectively, and that there is a gap in retaining long-term customers. These factors highlight the need for a more structured process for demand generation and customer follow-up, aiming to increase competitiveness and ensure the sustainable growth of the business.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo desenvolver um planejamento de vendas estruturado para a Alfa Uniformes, uma pequena empresa do setor de uniformes corporativos, visando aumentar sua competitividade no mercado B2B. Para isso, foram explorados referenciais teóricos sobre vendas B2B, fornecendo a base para a análise das práticas atuais da empresa e a identificação de oportunidades de melhoria. A coleta de dados junto aos sócios permitiu contextualizar e validar as informações teóricas. Os resultados evidenciaram que as vendas da empresa são informais, dependentes de uma única vendedora e que o CRM não é utilizado de maneira eficaz, comprometendo a fidelização de clientes antigos. Diante desse cenário, propõe-se um planejamento de vendas estruturado, com estratégias voltadas para a geração de demanda, aprimoramento do relacionamento com clientes e uso mais eficiente do CRM, possibilitando o crescimento sustentável do negócio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVendas B2Bpt_BR
dc.subjectPlanejamento de vendaspt_BR
dc.subjectEstratégias de vendaspt_BR
dc.subjectAnálise de mercadopt_BR
dc.subjectCompetitividade empresarialpt_BR
dc.subjectB2B salespt_BR
dc.subjectSales planningpt_BR
dc.subjectSales strategiespt_BR
dc.subjectMarket analysispt_BR
dc.subjectBusiness competitivenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titlePlanejamento de vendas para pequenas empresas de uniformes corporativos: estudo de caso da empresa Alfa Uniformespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons