Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18300
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nathalialourencodelima .pdfPDF/A401.39 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Thiago Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160057701187764pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Tatiana Dornelas de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855816642809805pt_BR
dc.creatorLima, Nathalia Lourenço de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-17T14:47:16Z-
dc.date.available2025-03-17-
dc.date.available2025-03-17T14:47:16Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18300-
dc.description.abstractGiven the great importance that football has for the Brazilian population and the country's reputation as the "Country of Football", this paper aims to present a study on the influence of the marketing actions of Clube de Regatas do Flamengo on its fans, that is, to show through a structured survey and subsequent content analysis how fans are being impacted by the actions developed by the team. The Club, which is one of the most traditional and has one of the most engaged fan bases in Brazil, develops several actions to strengthen the relationship with its fans. Among these actions, the article studies the Escolinha and Museu do Flamengo, FlaTV and the strong presence on social media. To achieve this understanding, three specific objectives were established and based on these and the theoretical framework, questions were developed to obtain the opinions and understandings of the red-black fans of the city of Juiz de Fora. In this way, it was verified that the marketing actions developed by the Club have an effect on fans so that they consume on a large scale the content products on social networks - mainly on Instagram - and acquire licensed, original products and services that are offered by the team.pt_BR
dc.description.resumoFrente a grande importância que o futebol possui para a população brasileira e a fama do país como “País do futebol”, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a influência das ações de marketing do Clube de Regatas do Flamengo na torcida, ou seja, mostrar através de uma pesquisa estruturada e posterior análise de conteúdo como os torcedores estão sendo impactados com as ações desenvolvidas pelo time. O Clube, que é um dos mais tradicionais e que possui uma das torcidas mais engajadas do Brasil desenvolve diversas ações para aumentar o relacionamento com seus torcedores. Entre essas ações, são estudadas nesse artigo, a Escolinha e Museu do Flamengo, FlaTV e a forte presença nas mídias sociais. Para alcançar esse entendimento, foram estabelecidos três objetivos específicos e a partir deles e do referencial teórico, desenvolvidas perguntas para a obtenção das opiniões e entendimentos da torcida rubro-negra da cidade de Juiz de Fora. Desse modo, foi verificado que, as ações de marketing desenvolvidas pelo Clube possuem efeito nos torcedores de modo que, consomem em grande escala os conteúdos produtos nas redes sociais - principalmente no Instagram – e adquirem produtos licenciados, originais e serviços que são ofertados pelo time.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFlamengopt_BR
dc.subjectTorcedorespt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFanspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO uso do marketing esportivo no Clube de Regatas do Flamengo e seus impactos na torcidapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons