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dc.contributor.advisor1Franco , Denise Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4189541J8pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Angélica Consenza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772360A8pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Fernanda Henriques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734715Z8pt_BR
dc.creatorCosta, Antonio Menezes da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4275189E9pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T14:13:04Z-
dc.date.available2016-06-16-
dc.date.available2016-07-13T14:13:04Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1827-
dc.description.abstractThis work was developed under the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case management study discusses the implementation of the Program More education - SMEs in two schools of Manacapuru field. The goals set for this study in order to verify the implementation of this policy, made in two schools, you just could effect the comprehensive education taking into account aspects of rural education. For such, we contextualize the creation of SMEs in Brazil with the institution born of the Interministerial Ordinance No. 17/2007, through the arrival of the program in the Amazon and in Manacapuru considering some elements of their regular school system and the field. The history, structure and organization of state schools Mário Silva Dalmeida and Our Nossa Senhora do Rosário focus of our research is also presented. Used as a methodology qualitative research using non-probabilistic sampling for convenience and having as research method case study where data collection instruments were used as document analysis and the application of semi-structured questionnaires to managers, monitors and community teachers . Before the study, it was concluded that a lack of continuing education and the lack of mandatory tools for monitoring and evaluation of the implementation, the design of comprehensive education and education field by the actors proved generic and superficial distancing both schools education proposal in the program. Faced with this, the PAE presented proposes: continuing education for managers, teachers and monitors; increasing the staff of the state coordination of SMEs; creation of instruments records, monitoring and evaluation of students in the integrated Amazon Educational Management - SIGEAM and inclusion of the activities of macrocampos of SMEs conducted by students at the headquarters of Basic Education Curriculum.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute a implementação do Programa Mais educação - PME em duas escolas do campo de Manacapuru. Os objetivos definidos para este estudo foram no sentido de verificar se a implementação dessa política, feita em duas escolas do campo, conseguiu efetivar a educação integral levando em consideração aspectos da educação do campo. Para tal, é feita uma contextualização da criação do PME no Brasil com a instituição da Portaria Interministerial nº 17/2007, passando pela chegada do programa no Amazonas e em Manacapuru considerando alguns elementos de sua rede escolar regular e do campo. Também é apresentada a história, estrutura e organização das escolas estaduais Mário Silva Dalmeida e Nossa Senhora do Rosário, focos de nossa pesquisa. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa usando a amostragem não-probabilistica por conveniência e tendo como método de investigação o estudo de caso, no qual foram usados instrumentos de coleta como: a análise documental e a aplicação de questionários semi estruturados aos gestores, monitores e professores comunitários. Diante do estudo, concluiu-se que por falta de formação continuada e da inexistência da obrigatoriedade de instrumentos de monitoramento e de avaliação da implementação, a concepção de educação integral e educação do campo por parte do atores se mostrou genérica e superficial distanciando ambas as escolas da proposta de educação contida no programa. Frente a isso, o PAE apresentado propõe: formação continuada para gestores, professores e monitores; aumento da equipe da coordenação estadual do PME; criação de instrumentos de registros, monitoramento e avaliação dos alunos no sistema integrado de Gestão Educacional do Amazonas – SIGEAM e inclusão das atividades dos macrocampos do PME realizados pelos alunos na Matriz Curricular do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEscola de Tempo Integralpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectFull Time Schoolpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectImplementationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleImplementação do programa mais educação em duas escolas estaduais do campo em Manacapuru/AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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