Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18270
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscadaschagasvianavaledossantos.pdfPDF/A3.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Solyane Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0327898174826540pt_BR
dc.creatorSantos, Francisca das Chagas Viana Vale dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9153144408478796pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-06T10:59:58Z-
dc.date.available2025-02-28-
dc.date.available2025-03-06T10:59:58Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18270-
dc.description.abstractThe aim of this research paper is to understand the magazine O Tico-Tico as part ofa web of political and cultural relations, but also as a unit of literature. In order to achieve this general objective, we analyzed the publications attributed to children andyoung people in the section “Meu Jornal” between 1935 and 1940. This section was anintegral part of O Tico-Tico magazine, the first comic book to circulate in Brazil between 1905 and 1961. The editors of O Tico-Tico established the format of the sections, deciding and defining the signs that would be present in the header, the footer and the texts to be published in that space. The editorial project of the magazine O Tico-Tico aimed to disseminate a specific type of national Children's Literature aligned with a particular culture circulating at the time, that is, a national Children's Literature in which themes such as civility, ethics, morality, education were present, but also entertainment as a constant in the publications assigned to children and young people in the section “Meu Jornal”.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo compreender a revista O Tico-Tico enquanto parte de uma teia de relações políticas e culturais, mas também como uma unidade da Literatura. Para atingir esse objetivo geral, foram analisadas as publicações atribuídas às crianças e aos jovens na seção “Meu Jornal”, no período compreendido entre os anos de 1935 a 1940. Essa seção foi parte integrante da revista O Tico-Tico, primeira revista em quadrinhos a circular no Brasil entre os anos de 1905 a 1961. Os editores da revista O Tico-Tico estabeleciam o formato das seções, decidindo e definindo os signos que estariam presentes no cabeçalho, no rodapé, os textos a serem publicados naquele espaço. O projeto editorial da revista O Tico-Tico teve como objetivo a difusão de um tipo específico de Literatura Infantil nacional alinhada a uma determinada cultura circulante à época, ou seja, uma Literatura Infantil nacional que marcou não apenas presenças temáticas como o civismo, a ética, a moralidade, a educação, mas também o entretenimento como uma constante nas publicações atribuídas às crianças e aos jovens na seção “Meu Jornal”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectRevista O Tico-Ticopt_BR
dc.subjectCrianças e jovenspt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectO Tico-Tico magazinept_BR
dc.subjectChildren and young peoplept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleColaboradores da seção meu jornal da revista O Tico-Tico: forjando um ideal de criança (1935-1940)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons