Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18265
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
samaramirandadasilva.pdfPDF/A1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Thomé, Cláudia de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Marco Aurelio-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Edna de Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9405118016902400pt_BR
dc.contributor.referee3Natal, Vinícius Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2302062944041364pt_BR
dc.creatorSilva, Samara Miranda da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008799477221154pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-28T12:04:25Z-
dc.date.available2025-02-27-
dc.date.available2025-02-28T12:04:25Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18265-
dc.description.abstractOriginating from the Yoruba, Daonic, Mandinga and Bantus peoples, samba de roda has in its backbone the culture of the tribes of the African continent. The first manifestations date back to the 19th century, gaining in the homes of Bahian aunts, at the beginning of the 20th, the legitimacy, strength and organization known today. Communication vehicles (in their plots, their manifestations and their drumming), samba schools, born from samba de roda, are a means of information, perpetuation and opposition to hegemonic narratives. The open-wing book about the samba school parades is the material given to the jurors and the press that guides the trial and journalistic coverage, which contains the technical details, the plot, the justification and the lyrics of the samba. After the festivities, they are rich sources of research and investigation. Using the methodology of Luiz Gonzaga Motta (2013), the research analyzes the narrative conceived by Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande for the 2020 parade, in the book opens wings, investigating the resistant narration and the outbreak of the priest's underground memory of Candomblé of Angola João Alves de Torres Filho, Joãozinho da Gomeia. The research detected that the narrative conceived by the association is resistant, both due to the themes that conceive the narratives and the ways in which they are created, reinforcing its position against racism, prejudice and religious intolerance. The rescue of the School's memory through the emergence of the character's underground memory, the creation of new narratives and the communicative power of the group were also results found.pt_BR
dc.description.resumoCom origem nos povos Iorubás, Daonicianos, Mandingas e Bantus, o samba de roda tem na sua espinha dorsal a cultura das tribos do continente africano. As primeiras manifestações datam do século XIX, ganhando nas casas das tias baianas, no início da XX, a legitimação, a força e a organização conhecidas contemporaneamente. Veículos comunicacionais (nos seus enredos, suas manifestações e nos seus toques de tambor), as escolas de samba, nascidas do samba de roda, são meio de informação, perpetuação e oposição a narrativas hegemônicas. O livro abre-alas sobre os desfiles das escolas de samba é o material entregue aos jurados e à imprensa que norteia o julgamento e a cobertura jornalística, onde estão contidas a ficha técnica, o enredo, a justificativa e a letra do samba. Após os festejos, são fontes ricas de pesquisa e investigação. A partir da metodologia de Luiz Gonzaga Motta (2013), a pesquisa analisa a narrativa concebida pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande para o desfile de 2020, no livro abre alas, investigando o narrar resistente e a eclosão da memória subterrânea do sacerdote do Candomblé de Angola João Alves de Torres Filho, o Joãozinho da Gomeia. A pesquisa detectou que a narrativa concebida agremiação é resistente, tanto pelos temas que concebem as narrativas, tanto pelas maneiras como as fazem, reforçando o seu posicionamento contra o racismo, preconceito e intolerância religiosa. O resgaste da memória da Escola através da eclosão da memória subterrânea do personagem, a criação de novas narrativas e potência comunicativa da agremiação também foram resultados encontrados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola de sambapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectVeículos de comunicaçãopt_BR
dc.subjectJoãozinho da Gómeiapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectSamba schoolpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectCommunication vehiclespt_BR
dc.subjectJoãozinho da Gómeiapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.title"É dendê, é catiço" macumbas, narrativas, Joãozinho da Gomeia e resistências: um estudo do livro abre-alas da GRES acadêmicos do Grande Rio em 2020pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons