Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18264
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josearturdonascimentosilva.pdfPDF/A5.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6083484672796020pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Tarcisio Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6918490300818399pt_BR
dc.contributor.referee3Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668613131852037pt_BR
dc.contributor.referee4Anjos, Cleriston Izidro dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7481303031221773pt_BR
dc.creatorSilva, José Artur do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3834961789976101pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-28T11:46:11Z-
dc.date.available2025-02-27-
dc.date.available2025-02-28T11:46:11Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18264-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze how Black children and quilombola children construct their ethnic identities based on identitymarkerssuch asrace/color, hair, and territory/place (theQuilombo Muquém) in União dos Palmares, AL. Ethnography serves asthe methodological backbone, as we understand that thisresearch directsits perception towards a specific social group, marginalized in society, which in this case consists of Black children and quilombola children. Drawing on children’s literature, we sought to engage closely with the children participants, who helped us gain a better understanding of the aforementioned identity markers. At the end of the planned activities, we had a conversation with nine Black children and quilombola children to understand how they interact with the elders in the community, whether they like the community they belong to, and what relationship they establish with their hair, skin color, and other aspects that may arise during the conversation. The theoretical framework supporting these writings is based on studies that challenge the colonial thought order: it’s from Africa! It’s from the diaspora! It’s Afroquilombola! The authors who guide this research include Mbembe, Appiah, Nascimento, Gomes, Funari, Gennari, Reis and Gomes, Hall, Moreira, Almeida, Bernardino-Costa, Maldonado-Torres, Grosfoguel, Rosa, Pacheco, Petit, and Santos. The Preta, Ginga, and Griô pedagogies are other approaches that help us think about different ways of being, existing, resisting, and educating in Quilombola Community schools. Finally, we highlight the joy of discovering other elements that allow ethnic identities—formed from the racial relationships of Black children and quilombola children with other children, both Black and non-Black, as well as quilombola and nonquilombola children—to be constructed in the same way as we observe in the relationshipsthey establish with elders and artisans, and in the games both at school and within the community. This is Afroquilombamento!pt_BR
dc.description.resumoA tese objetiva analisar como as crianças e negras e quilombolas constroem suas identidades étnicas a partir dos marcadores identitários raça/cor, cabelo e território/lugar (o Quilombo Muquém) em União dos Palmares, AL. A etnografia é o fio condutor da sustentação metodológica – por entendermos que a realização dessa pesquisa direcionou sua percepção a um grupo social específico, marginalizado da sociedade, composto nesse caso pelas crianças e negras e quilombolas. Tendo como aporte literaturas infantojuvenis, buscou-se estar mais próximo das crianças participantes da pesquisa, que nos ajudaram a ter uma melhor compreensão dos marcadores supracitados. Ao final das atividades planejadas, tivemos uma conversa com nove crianças e negras e quilombolas para entendermos como elas convivem com os mais velhos da comunidade; se gostam da comunidade em que estão inseridas; qual a relação que estabelecem com o cabelo, a cor da pele e outros possíveis que apareçam no decorrer da conversa. A base teórica que sustenta estes escritos é a dos estudos que dizem respeito a não ordem do pensamento colonial: é de África! É da diáspora! É afroquilombola! É em autores como Mbembe, Appiah, Nascimento, Gomes, Funari, Gennari, Reis e Gomes, Hall, Moreira, Almeida, Bernadino-Costa, Maldonado-Torres e Grosfoguel, Rosa, Pacheco, Petit e Santos. A Preta, a Ginga e a Griô são outras pedagogias para pensarmos outros modos de ser, existir, resistir e educar nas escolas das Comunidades Quilombolas. Por fim, destacamos a alegria de encontrar outros elementos que permitem com que as identidades étnicas, a partir das relações raciais das crianças e negras e quilombolas com outras crianças e não negras e não quilombolas, sejam construídas aos moldes como as encontramos na relação que as crianças e negras e quilombolas estabelecem com os mais velhos e os artesãos, e nas brincadeiras na escola e na comunidade. É afroaquilombamento!pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrianças e negras e quilombolaspt_BR
dc.subjectIdentidades étnicaspt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade quilombola de Muquémpt_BR
dc.subjectBlack children and quilombola childrenpt_BR
dc.subjectEthnic identitiespt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Muquémpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePretinhos, coquinhos e a jaqueira de Muquém: a construção da identidade étnico-racial das crianças e negras e quilombolaspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons