Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18251
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andressalimatalma.pdfPDF/A5.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee1Perez, Carolina dos Santos Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1222694716511355pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Lucimar Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3476684741346049pt_BR
dc.creatorTalma, Andressa Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7501442820786444pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T10:22:34Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-25T10:22:34Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18251-
dc.description.abstractThe objective of this study was to understand the way of life and school of a black professor who has acknowledged the work in public schools in Juiz de Fora education, by valuing the Teaching of African Culture and African-Brazilian. Methodologically, is located in the field of narrative research, raising the experiences of the teacher, by following a few classes and registration through semistructured interviews, some questions about his career. We support us in Imaginarium of Anthropology, in which it seeks a balance between reason and imagination, the first rationalization of capacity and the second operation of the mind which evokes objects, becoming a college setting. In this sense, the imaginary places the person in meaningful relationship with the world, with others and with yourself and the relationship between them. During the research, I could see in the early narratives of teacher appreciation the bridge, which the imaginary perspective connects the contrary and this is how this teacher tries to do his job. Building a bridge to the black culture reaches their classes, the way she believes to be the ideal. The content of history and African and Afro-Brazilian culture was not seen at any time of the school and not life in initial and continuing education of this teacher. However, it recurs in his speech the need to work with the formation of ethnic-racial identity and facilitating the increase of self-esteem of their students. It underlies his work in the stories of their African ancestors told by his family, especially his mother, who according to her, encourages her since childhood his "Africanism". Without having received an education for ethnic-racial relations, either in initial training or continuing education, and bring the stories of the family, explains watching television programs, read many books and magazines and talk with those who know Africa. Thus. prepares to work the theme into their courses and seeks to encourage other teachers to the theme. However, there is the difficulty in planning, showing the development of teaching techniques inspired militancy in more than an epistemological and pedagogical project.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi compreender a trajetória de vida pessoal e profissional de uma professora negra que tem o trabalho reconhecido na rede municipal de educação de Juiz de Fora, por valorizar o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Metodologicamente, situa-se no campo das pesquisas narrativas, levantando as experiências da professora através do acompanhamento de algumas aulas e o registro por meio de entrevistas semiestruturadas sobre a sua trajetória. Apoiamonos na Antropologia do Imaginário que busca o equilíbrio entre razão e imaginação, sendo a primeira a capacidade de racionalização e a segunda, a operação da mente que evoca objetos, tornando-se uma faculdade de criação. Nesse sentido, o imaginário coloca a pessoa em relação de significado com o mundo, com o outro, consigo e na relação que existe entre eles. No decorrer da pesquisa, pude perceber nas narrativas iniciais da professora a valorização da ideia de ponte que, na perspectiva do imaginário, faz a ligação dos contrários e é dessa forma que esta professora realiza o seu trabalho: Faz uma ponte para que a cultura negra chegue até suas salas de aulas da forma que ela acredita ser a ideal. O conteúdo de História e Cultura Africana e Afro-brasileira não foi visto em nenhum momento da vida escolar, nem na formação inicial e nem na continuada desta professora. Porém, é recorrente em sua fala a necessidade de se trabalhar com a formação da identidade étnico-racial e possibilitar a elevação da autoestima de seus alunos. Ela embasa seu trabalho nas histórias de seus antepassados africanos contadas por seus familiares, em especial no saber materno que incentiva desde pequena sua "africanidade". Além de trazer as histórias da família, assiste programas de televisão, lê muitos livros e revistas e conversa com quem conhece a África. Dessa forma, prepara-se para trabalhar a temática em suas turmas e procura estimular os outros professores. No entanto, observa-se a dificuldade no planejamento das aulas, evidenciando o desenvolvimento de técnicas de ensino inspirados mais em caráter pessoal e na militância que num projeto epistemológico e pedagógico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectIdentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectProfessora negrapt_BR
dc.subjectAfrican-brazilian culturept_BR
dc.subjectEthnic-racial identidypt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectTrajectorypt_BR
dc.subjectBlack teacherpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title"Eu sou África para os meus alunos": o imaginário como força-motriz para experiências escolares de uma professora negra de Juiz de Fora, MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons