Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18215
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaishelenaguilherme.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Guilherme Trópia Barreto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848704052264874pt_BR
dc.contributor.referee2Anastácio, Simone Aparecida Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0532528200582514pt_BR
dc.creatorGuilherme, Thais Helena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1698164197089531pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-19T11:37:08Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-19T11:37:08Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18215-
dc.description.abstractPlayfulness is considered by many studies to be an important ally in the teaching and learning process. It is assumed that its ability to transform learning into a more enjoyable and engaging experience can facilitate the assimilation of content, making classes more attractive and interesting. In this study, we analyzed the relationship between playfulness and the types of learning it can foster through the mediation of toys and scientific play in science classes. The term "learning" is used in the plural because we consider that playfulness mobilizes other forms of learning beyond the cognitive. The central question of the research seeks to investigate to what extent playfulness can enhance science learning among early elementary school children, mediated by scientific toys and play. The methodology was based on participant observation and action research with a qualitative approach. The data consisted of observations and records made by 4th-grade elementary school students during investigative scientific play activities (ISPA). ISPAs are activities that involve moments of investigation, hypothesis generation, play, and records made by the students. The data analysis showed that ISPAs promoted greater integration among the children, increased autonomy, and fostered child agency. There were also signs of conceptual understanding and stimulation of the creative process. We conclude that playfulness is an important strategy in science classes. However, its relationship with scientific learning is not direct or deterministic, but rather a form of mediation that opens up a rich field of possibilities, which can lead to more effective scientific literacy.pt_BR
dc.description.resumoA ludicidade é considerada por muitos estudos como uma aliada importante no processo de ensino e aprendizagem. Pressupõe-se que sua capacidade de transformar o aprendizado em uma experiência mais prazerosa e envolvente pode facilitar a assimilação de conteúdos, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Neste estudo fizemos uma análise da relação da ludicidade com as aprendizagens que ela pode proporcionar a partir da mediação com brinquedos e brincadeiras científicas nas aulas de ciências. O termo aprendizagem é utilizado no plural por considerarmos que a ludicidade mobiliza outras aprendizagens, além da cognitiva. A questão central da pesquisa busca investigar em que medida a ludicidade pode favorecer as aprendizagens em ciências de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da mediação com brinquedos e brincadeiras científicas? A metodologia pautou-se na observação participante e na pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Os dados foram constituídos por observações e registros feitos por estudantes do 4º ano do ensino fundamental, durante a realização de brincadeiras científicas investigativas (BCI). As BCI são atividades que envolvem momentos de investigação, levantamento de hipóteses, brincadeiras e registros feitos pelos estudantes. A análise dos dados mostrou que as BCI promoveram uma maior integração entre as crianças, ganho de autonomia e desenvolvimento do protagonismo infantil. Foram observados ainda indícios de apropriação conceitual e de estímulo ao processo criativo. Concluímos que a ludicidade é uma estratégia importante nas aulas de ciências. Contudo, sua relação com a aprendizagem científica não é direta e determinante, mas sim uma forma de mediação que abre espaço para um campo rico de possibilidades, que podem levar a uma alfabetização científica mais efetiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBrincadeiras científicas investigativaspt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectInvestigative scientific playpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre a ludicidade e as aprendizagens em ciências: uma mediação a partir de brinquedos e brincadeiras científicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons