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dc.contributor.advisor1Lages, Sônia Regina Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6684928015207123pt_BR
dc.contributor.referee1Berkenbrock, Volney José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9207828747603506pt_BR
dc.contributor.referee2Daibert Júnior, Robert-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616922572365002pt_BR
dc.creatorOliveira, Tharsis Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9010774345276740pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T10:39:35Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-18T10:39:35Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18201-
dc.description.abstractOxum is one of the primordial deities in the Yoruba pantheon, governing waters, fertility and the preservation of humanity. This orixá also holds influence over wealth and prosperity, the care of children, destiny (or head), sorcery, the sacred feminine, and healing. With the diaspora, Oxum’s worship expanded, adopting new aspects related to love, seduction, vanity, youthfulness, and sentimentality. At the same time, some of her characteristics were subdued through association with Our Lady due to the imposition of Catholicism during the colonial period. This dissertation seeks to understand how certain aspects of Oxum were included and excluded, as well as the reasons behind these developments. To achieve this, we consider the historical and social contexts of the Americas and Brazil, the colonial process and the emergence of Afro-Brazilian religions. Through the analysis of myths and others Brazilian and Yoruba literature, we could highlight several similarities and differences between these regions, identifying possible reasons for these variations. Additionally, structured qualitative interviews were conducted with members of african-religions to investigate how the historical-social contexts and religious experiences shape they individual perceptions of this orixá. Through these observations, we found that Oxum is seen as a multidimensional orixá, embodying both African and Western traits. This hybridism has enabled the survival of her worship in the diaspora, allowing Oxum to take on diverse forms according to the needs of her devotees.pt_BR
dc.description.resumoOxum é uma das divindades primordiais do panteão iorubá responsável por reger as águas, pela fertilidade e manutenção da humanidade. A orixá também detém poder sobre a riqueza e prosperidade, sob o cuidado das crianças, sob o destino/cabeça, sob a feitiçaria, sob o sagrado feminino e a cura a partir das águas. Com a chegada de seu culto à diáspora, Oxum adquiriu aspectos ligados ao amor, sedução, vaidade, jovialidade e sentimentalismo. Ao mesmo tempo, a orixá teve algumas de suas características retraídas pela associação feita com Nossa Senhora, devido à imposição do catolicismo durante o sistema colonial. Na presente dissertação, busca-se compreender como ocorreram os movimentos de inclusão e exclusão de certos aspectos, assim como quais foram as razões para tais eventos. Para isso, levamos em conta a influência do contexto histórico e social do desenvolvimento das Américas e do Brasil, o processo colonial e o surgimento das religiosidades afro-brasileiras. A partir da análise de mitos e outras literaturas brasileiras e iorubás, destacamos algumas similaridades e diferenças entre os dois territórios, apontando possíveis motivações para essas variações. Foram realizadas também entrevistas qualitativas estruturadas com frequentadores de religiões de matriz africana a fim de investigar como o contexto histórico-social e a experiência religiosa afetaram a construção de suas percepções individuais sobre a orixá. Por meio dessas observações, constatamos que Oxum é percebida como uma orixá multidimensional, que traz consigo ao mesmo tempo, características africanas e ocidentais. Essa hibridez permitiu a sobrevivência de seu culto na diáspora, mantendo Oxum apta a tomar diversas formas de acordo com o que seus fiéis necessitam.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOxumpt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectReligiosidade afro-brasileirapt_BR
dc.subjectDiásporapt_BR
dc.subjectOrixáspt_BR
dc.subjectMythpt_BR
dc.subjectAfro-brazilian religiositypt_BR
dc.subjectDiasporapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleOxum no Rio Atlântico: aspectos da Orixá Oxum no Brasil e na África Iorubápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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