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dc.contributor.advisor1Loundo, Dilip-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783911Z8pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Ayres Camurça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786439H3pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797128D2pt_BR
dc.contributor.referee3Reis, Eliana Lourenço de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760302U7pt_BR
dc.creatorLemos, Gisele Cardoso de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206103U9pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-11T15:02:15Z-
dc.date.available2015-12-11-
dc.date.available2015-12-11T15:02:15Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/181-
dc.description.abstractThis study analyzes the appropriations of Western notions of science and religion by the Indian writer in English Amitav Ghosh, in his respective works The Calcutta Chromosome and The Circle of Reason, through dialogues, tensions, and negotiations between these notions and religious and philosophical paradigms of the Indian civilization, characterized by its inclusive and dialogical characteristics. These paradigms form an existential matrix that crosses generations and even influences contemporary India. To this end, this work focuses on fictional literature as a critical tool for the discussion on science and religion, since fiction provides contextualization for things/beings, that is, the comprehention of these in their entirety. With this, we also seek to provide a historical, linguistic, literary, scientific, philosophical and religious context in order to better understand some of Amitav Ghosh‘s choices, namely the English language, the novel as literary genre, the themes of tropical medicine and phrenology and the appropriation of the doctrine of transmigration of the soul (saṃsāra), the law of karma and the theory of guṇas discussed in sources such as the Upaniṣads and the Bhagavad-gītā. As tools of analysis, we use especially postcolonial theories of subalternity, unitarian traditions of Hindu philosophy, nonfictional works of the author himself and the works of the most important literary critics of Ghosh‘s work. With literary analysis we show that Ghosh, besides using the inclusivist Indian tradition, demonstrates the superiority of ―spiritual domain‖ over the ―material domain‖ (concepts coined by Partha Chatterjee) and also rehabilitates the notion of an exclusionary Western rationality transforming it into an enlightening and liberating reason.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar as apropriações que o escritor indiano em língua inglesa Amitav Ghosh faz das noções ocidentais de ciência e religião em suas respectivas obras The Calcutta Chromosome e The Circle of Reason, por meio de diálogos, tensões e negociações destas noções com paradigmas filosófico-religiosos de caráter inclusivista e dialógico da civilização indiana, que são matrizes existenciais que perpassam gerações e influenciam inclusive a contemporaneidade da Índia. Para esse fim, esse trabalho privilegia a literatura ficcional como ferramenta crítica para as discussões sobre ciência e religião, uma vez que a ficção propicia a contextualização das coisas/seres, ou seja, a apreensão destes em sua totalidade. Com isso, também buscamos apresentar uma contextualização histórica, linguística, literária, científica e filosófico-religiosa para que sejam mais bem compreendidas algumas escolhas de Amitav Ghosh, a saber: a língua inglesa, o gênero literário romance, as temáticas da medicina tropical e da frenologia e a apropriação da doutrina da transmigração da alma (ātma), a lei do karma e a teoria dos guṇas, discutidas em fontes como os Upaniṣads e o Bhagavad-gītā. Como ferramentas de análise utilizamos, sobretudo, teorias pós-coloniais de subalternidade, tradições unitaristas da filosofia hindu, as obras não-ficcionais do próprio autor e as obras dos mais importantes críticos literários de Ghosh. Com as análises literárias mostramos que Ghosh, além de por em prática a tradição inclusivista indiana, ele demonstra a superioridade do ―domínio espiritual‖ sobre o ―domínio material‖, (conceitos cunhados por Partha Chatterjee) e reabilita a noção de uma racionalidade ocidental excludente tornando-a uma razão iluminadora e libertadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmitav Ghoshpt_BR
dc.subjectThe Calcutta Chromosomept_BR
dc.subjectThe Circle of Reasonpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectAmitav Ghoshpt_BR
dc.subjectThe Calcutta Chromosomept_BR
dc.subjectThe Circle of Reasonpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subject.cnpqTeologiapt_BR
dc.titleRecriação conceitual e pós-colonialidade: “ciência” e “religião” nas obras do escritor indiano Amitav Ghoshpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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