Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18190
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joseguilhermeleitethurler.pdfPDF/A2.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Betarelli Junior, Admir Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3620301469610793pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Weslem Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105225659516241pt_BR
dc.creatorThurler, José Guilherme Leite-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-13T13:13:26Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-13T13:13:26Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18190-
dc.description.abstractWith the expiration of the concession contracts for national railways signed since 1996 with a term of 30 years, several concessionaire companies have initiated the process in advance to obtain an extension of their contracts for the same period from the Federal Government. Among these companies is MRS S.A., whose contract was due to end in 2026, but has already obtained the right to extend it for another 30 years after a decision by ANTT. The railway managed by MRS connects the states of Minas Gerais, Rio de Janeiro and São Paulo, which together have more than 80 million inhabitants and represent the largest regional GDP in Brazil. Since it is located in a region that is fundamental to the Brazilian economy, its importance lies in the fact that it is a logistics sector that makes trade flows possible, including allowing for a reduction in transportation costs as an alternative to highways, which are already saturated due to intense use. The most recent amendment to the MRS concession contract contains the amounts of investments to be made and their respective terms. This made it possible to determine the amount that should be spent in the years following 2026 and to determine the impact that these expenditures will have on the economy, more specifically on regional economies; this monograph uses a Computable General Equilibrium (CGE) model to clarify this issue. To this end, the TERM BR model was adopted, with annual recursive dynamics, which allows for detailed analysis of the concessionaires and national production sectors through a set of equations that describe the behavior of the demand of intermediate and final agents. It was confirmed that the states that benefited most from the investment shock promoted by the MRS were the states of the Southeast region, especially Minas Gerais, with GDP growth of 0.341%, and São Paulo, with an increase of 0.364%. These results demonstrate that, in the coming years, the economies of Minas Gerais and São Paulo may experience several economic gains, but there must be coordination between the public authorities and the private sectors so that these gains are translated into consistent and prolonged growth.pt_BR
dc.description.resumoCom o vencimento dos contratos de concessão das ferrovias nacionais celebrados a partir de 1996 com vigência de 30 anos, diversas empresas concessionárias iniciaram de forma antecipada o processo para obter junto à União a prorrogação por igual período de seus contratos. Entre essas empresas está a MRS S.A., que teria o término de seu contrato ocorrendo no ano de 2026, porém já obteve o direito de extensão por mais 30 anos após decisão da ANTT. A ferrovia administrada pela MRS liga os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que juntos somam mais de 80 milhões de habitantes e representam os maiores PIB regionais do Brasil. Por estar inserida em uma região fundamental para a economia brasileira, sua importância está no fato de ser um setor logístico que torna possíveis os fluxos de comércio acontecerem, inclusive permitindo a diminuição de custos de transporte por ser uma alternativa às rodovias, já saturadas pela intensa utilização. No mais recente termo aditivo ao contrato de concessão da MRS, constam os valores de investimentos a serem realizados e seus respectivos prazos. Com isso, foi possível determinar o montante que deverá ser gasto nos anos seguintes a 2026, e de modo a determinar o impacto que estes gastos terão sobre a economia, mais especificamente sobre as economias regionais, a presente monografia utiliza um modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC) para esclarecer esta questão. Para tal, adotou-se o modelo TERM BR, de dinâmica recursiva anual, que permite trabalhar detalhadamente as concessionárias e os setores produtivos nacionais, através de um conjunto de equações que descrevem o comportamento da demanda dos agentes intermediários e finais. Atestou-se que os estados mais beneficiados com o choque de investimento promovido pela MRS foram os estados da região Sudeste, com destaque para Minas Gerais, com crescimento do PIB de 0,341%, e São Paulo, com aumento de 0,364%. Esses resultados demonstram que, nos próximos anos, a economia mineira e paulista podem experimentar diversos ganhos econômicos, mas é necessário que haja uma articulação do poder público com os setores privados para que estes ganhos sejam traduzidos em um crescimento consistente e prolongado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectMRSpt_BR
dc.subjectEconomia regionalpt_BR
dc.subjectEquilíbrio Geral Computávelpt_BR
dc.subjectRail transportpt_BR
dc.subjectRegional economypt_BR
dc.subjectComputable general equilibriumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleImpactos econômicos das operações da MRS nas regiões brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons