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dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAlaca, Fernanda Nicoly Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-13T12:55:30Z-
dc.date.available2025-02-13-
dc.date.available2025-02-13T12:55:30Z-
dc.date.issued2025-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18188-
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the Postgraduate Program in Management and Assessment of Public Education at the Center for Public Policies and Assessment of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF) and aimed to understand the reasons that lead Technicians - Education Administrative Officers (TAEs) from the UFJF headquarters campus to request removal, in order to seek professional actions that contribute to the improvement of services provided by the assistance team of the Planning, Innovation and Assistance Center of the Dean of People Management (NUPLA/PROGEPE), concerning removal. When we carried out a survey of data regarding the removal of TAEs from UFJF, we found that the removal process is rigid and stagnant, causing the team's work to be limited by the bureaucracy that regulates and conditions the process. Therefore, with the aim of building professional strategies that go beyond the bureaucratic process and, in this way, help to improve the work developed by NUPLA, we seek to understand what has motivated the removal requests at the institution. To this end, the research used semi-structured interviews, carried out with TAEs employees who had an open removal request, as well as with those who had been removed, in order to obtain different perspectives on the removal. From data analysis, we verified that the desire, on the part of the TAEs interviewed, to change their workspace, mainly results from the incompatibility between the server's profile and the demands presented by the work sector to which they belong, demonstrating that competency-based management has not been effective in the daily professional lives of these workers. Secondarily, we observed that the relationship established with management has also contributed to the opening of removal processes by TAEs employees. In light of the research findings, an Educational Action Plan (PAE) was presented, with proposals that seek to provide professional strategies to the NUPLA team, in order to contribute to the improvement of the services provided related to the removal process.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e teve como objetivo entender as razões que levam os Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) do campus sede da UFJF a solicitar a remoção, de forma a buscar ações profissionais que contribuam para o aprimoramento dos serviços prestados pela equipe de assistência do Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência da Próreitoria de Gestão de Pessoas (NUPLA/PROGEPE), no tocante à remoção. Ao realizarmos um levantamento dos dados referentes à remoção dos TAEs da UFJF, verificamos que o processo de remoção se encontra rígido e estagnado, fazendo com que o trabalho da equipe fique limitado pela burocracia que regulamenta e condiciona o processo. Assim, com o intuito de construir estratégias profissionais que atuem para além do processo burocrático e, dessa forma, auxiliem no aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelo NUPLA, buscamos entender o que tem motivado os pedidos de remoção na instituição. Para tanto, a pesquisa utilizou do recurso da entrevista semiestruturada, realizada com os servidores TAEs que se encontravam com pedido de remoção aberto, bem como com aqueles que haviam sido removidos, de forma a obter diferentes perspectivas sobre a remoção. A partir da análise dos dados, verificamos que o desejo, por parte dos TAEs entrevistados, em alterar o seu espaço de trabalho, decorre, principalmente, da incompatibilidade entre o perfil do servidor e as demandas apresentadas pelo setor de trabalho ao qual ele pertence, demonstrando que a gestão por competências não tem sido efetiva no cotidiano profissional desses trabalhadores. De forma secundária, observamos que a relação estabelecida com a chefia também tem contribuído para a abertura de processos de remoção pelos servidores TAEs. Diante dos achados da pesquisa, foi apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE), com propostas que buscam fornecer estratégias profissionais à equipe do NUPLA, de modo a contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados relativos ao processo de remoção.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRemoçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federalpt_BR
dc.subjectTécnico-administrativos em educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA remoção de TAEs a pedido, a critério da Administração, no campus sede da UFJF: uma análise de suas motivaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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