Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1816
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joaoribeirocosta.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Godinho, Eliane Bettocchi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784444E3pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730573J0pt_BR
dc.contributor.referee1Bocchetti, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757694J1pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Fernanda Henriques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734715Z8pt_BR
dc.creatorCosta, João Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T14:08:03Z-
dc.date.available2016-06-15-
dc.date.available2016-07-13T14:08:03Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1816-
dc.description.abstractThe present dissertation, developed at the Graduate Program in Education Management and Assessment of the Centre for Public Policies and Assessment in Education of the Federal University of Juiz de Fora, deals with the case study regarding the work of local teachers at the Secondary School via Technological Mediation Project in the municipality of Parintins – AM. The research bring the following guiding question: What is the potential and which are the hurdles to the work of local teachers at the Secondary School via Technological Mediation Project in Parintins – AM, regarding technological and pedagogical aspects? In order to analyze this question, the research was conducted with a qualitative basis utilizing interviews and surveys as instruments of data gathering. The interviews were conducted with the person in charge of secondary school at the Media Centre of Amazonas, with the one in charge of hiring local teachers, the person in charge of training the local teachers. The survey, applied through GoogleDocs, was sent to local teachers working at the Secondary School via Technological Mediation Project of Parintins. This research had as theoretical basis the concepts by authors such as Maia (2010), Arruda (2009), Freitas (2011), Lemgruber and Bruno (2010), and Kenski (2009 e 2014). We also dialogued with Belloni (2012), Teixeira (2010), Saviani (2008), Dias and Leite (2010), Cardoso and Toscano (2010), and Gervai (2007). The results pointed to three main issues: i) difficulties by the local teachers in handling the technological instruments competently in the classroom; ii) difficulties by the local teachers in carrying out pedagogical mediation; iii) the need to implement monitoring, follow-up and assessment of the technical and pedagogical attributions of local teachers in the everyday school life. From these realizations, we proposed the following intervention plan to minimize the issues found: i) conducting a technical training course; ii) conducting a training course regarding pedagogical mediation; iii) implementing monitoring, follow-up and assessment of the technical and pedagogical activities by the local teachers of Parintins.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, aborda o caso da gestão referente à atuação dos Professores Presenciais no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica no município de Parintins-AM. A pesquisa traz a seguinte questão norteadora: Qual o potencial e quais os entraves para a atuação do Professor Presencial no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica em Parintins (AM), tendo em vista os aspectos tecnológicos e pedagógicos? A fim de analisar essa questão, a pesquisa empreendida pautou-se em uma metodologia de base qualitativa, com a utilização de entrevistas e questionários como instrumentos de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com o responsável técnico pelo Ensino Médio do Centro de Mídias do Amazonas, com a responsável pela contratação de professores, a responsável pela formação/capacitação dos Professores Presenciais. Já o questionário googledocs aplicado aos Professores Presenciais que atuam no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica de Parintins. A realização deste trabalho teve como referencial teórico as reflexões de autores como Maia (2010), Arruda (2009), Freitas (2011), Lemgruber e Bruno (2010) e Kenski (2009 e 2014). A pesquisa dialoga também com Belloni (2012), Teixeira (2010), Saviani (2008), Dias e Leite (2010), Cardoso e Toscano (2010) e Gervai (2007). Os resultados da pesquisa apontaram para três problemáticas principais: i) dificuldades dos Professores Presenciais realizarem com competência a operacionalização dos instrumentos tecnológicos das salas de aula; ii) dificuldades dos Professores Presenciais em exercerem plenamente a atribuição de mediação pedagógica; iii) a necessidade de implementação de monitoramento, acompanhamento e avaliação das atividades técnicas e pedagógicas realizadas pelos Professores Presenciais no cotidiano escolar. A partir dessas constatações, como proposição para minimizar essa problemática, delineou-se a seguinte proposição de intervenção: i) Realização de um Curso de Formação Técnica; ii) Realização de um Curso de Formação sobre os procedimentos de mediação pedagógica; iii) Implementação do monitoramento, acompanhamento e avaliação das atividades técnicas e de mediação pedagógica realizadas pelos Professores Presenciais de Parintins.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino mediado por tecnologiaspt_BR
dc.subjectMediação tecnológicapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessor presencialpt_BR
dc.subjectSecondary school mediated by technologypt_BR
dc.subjectTechnological mediationpt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectLocal teacherpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAtuação do professor presencial no projeto ensino médio presencial com mediação tecnológica no município de Parintins/AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.