Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18147
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
evertonaguiarcorreia.pdf2.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carvalho, Fabricio da Silva Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989205395911026pt_BR
dc.contributor.referee1Sequeira, Rosane Preciosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4488013441080182pt_BR
dc.contributor.referee2Pimentel, Mariana Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1540173151163860pt_BR
dc.creatorCorreia, Everton Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T15:15:22Z-
dc.date.available2025-02-05-
dc.date.available2025-02-05T15:15:22Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18147-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA dissertação-ensaio parte de uma breve contextualização sobre o avanço do neoliberalismo, tendo como marco a década de 1980, e explora algumas de suas consequências para o campo da produção artística, além de destacar a necessidade de uma postura ético-estética de enfrentamento a esse cenário. Incorporando a triangulação “defesa-instituição-criação” presente na perspectiva do comum como práxis política, o trabalho se desenvolve em três partes principais. A primeira, Defendendo Comuns, aborda as possibilidades de resistência no campo das práticas estético-políticas por meio de ações dos coletivos Mujeres Por La Vida, Puppetistas, Liberate Tate e Decolonize This Place, destacando estratégias de ação, modos de organização e linguagens visuais que conferem visibilidade a causas sociais voltadas aos comuns enquanto princípio político. A segunda parte, Instituindo Comuns, apresenta um relato de aula-ação sob a perspectiva conceitual da desobediência-criativa, acompanhando, por meio de relato de experiência o trajeto pedagógico que culminou no evento-ativista Pequeno Circuito de Arte Crítica (2023), realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Na terceira parte, Criando Comuns, propõe-se o projeto performático “Antes que a Lama Lave”, criado por Everton Aguiar e Victor Gecils, que resultou na fundação do coletivo Contraveneno e foi semifinalista da 2ª edição do Prêmio Museu é o Mundo (2023).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução artísticapt_BR
dc.subjectPerformance na arena públicapt_BR
dc.subjectComunspt_BR
dc.subjectDesobediênciacriativapt_BR
dc.subjectPráticas ético-estéticaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleContraveneno: ações estético-políticas coletivas como estratégia para a defesa-instituição-criação dos comunspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons