https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18147
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
evertonaguiarcorreia.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Fabricio da Silva Teixeira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3989205395911026 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sequeira, Rosane Preciosa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4488013441080182 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pimentel, Mariana Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1540173151163860 | pt_BR |
dc.creator | Correia, Everton Aguiar | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T15:15:22Z | - |
dc.date.available | 2025-02-05 | - |
dc.date.available | 2025-02-05T15:15:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18147 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação-ensaio parte de uma breve contextualização sobre o avanço do neoliberalismo, tendo como marco a década de 1980, e explora algumas de suas consequências para o campo da produção artística, além de destacar a necessidade de uma postura ético-estética de enfrentamento a esse cenário. Incorporando a triangulação “defesa-instituição-criação” presente na perspectiva do comum como práxis política, o trabalho se desenvolve em três partes principais. A primeira, Defendendo Comuns, aborda as possibilidades de resistência no campo das práticas estético-políticas por meio de ações dos coletivos Mujeres Por La Vida, Puppetistas, Liberate Tate e Decolonize This Place, destacando estratégias de ação, modos de organização e linguagens visuais que conferem visibilidade a causas sociais voltadas aos comuns enquanto princípio político. A segunda parte, Instituindo Comuns, apresenta um relato de aula-ação sob a perspectiva conceitual da desobediência-criativa, acompanhando, por meio de relato de experiência o trajeto pedagógico que culminou no evento-ativista Pequeno Circuito de Arte Crítica (2023), realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Na terceira parte, Criando Comuns, propõe-se o projeto performático “Antes que a Lama Lave”, criado por Everton Aguiar e Victor Gecils, que resultou na fundação do coletivo Contraveneno e foi semifinalista da 2ª edição do Prêmio Museu é o Mundo (2023). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Produção artística | pt_BR |
dc.subject | Performance na arena pública | pt_BR |
dc.subject | Comuns | pt_BR |
dc.subject | Desobediênciacriativa | pt_BR |
dc.subject | Práticas ético-estéticas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Contraveneno: ações estético-políticas coletivas como estratégia para a defesa-instituição-criação dos comuns | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License