Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18140
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thamiresaparecidahipolito.pdf6.87 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Jardel Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9773257845047826pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Marcus Leonardo Bomfim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012095935996528pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Fátima Aparecida do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4457630738836637pt_BR
dc.creatorHipólito, Thamires Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8420579818523972pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T11:27:13Z-
dc.date.available2025-02-04-
dc.date.available2025-02-05T11:27:13Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18140-
dc.description.abstractThis paper refers to the study of the National Educational Radio System (SIRENA), established in the city of Leopoldina, Minas Gerais. Considering the Brazilian scenario during the period of industrialization and modernization, the country had a high illiteracy rate, and this fact made it difficult to find qualified labor for the country's development. Thinking of a low-cost alternative that would reach all the masses, especially the lower classes, Rádio Sirena was a radio school conceived in Leopoldina and established together with the Pilot Plan for the Eradication of Illiteracy of the National Campaign for the Eradication of Illiteracy in Brazil (CNEA) in 1958 by the federal government, which aimed to develop educational programs broadcast by stations spread throughout the region. From this perspective, we sought to systematically analyze the historical records of Rádio Sirena and verify its contributions to the educational scenario of the city of Leopoldina. Thus, in this study we will also carry out the historical review that gives it the importance of investigating the paths taken by education in Brazil from the 1950s to 1962. The results of this research demonstrate that, although SIRENA's radio waves reached the rural population with basic education, we cannot say that it fully met the educational needs of this population. The democratization of the education proposal reinforced the inconsistencies of the education system, highlighting social inequality and the limitations of the lower classes in a scenario where qualified labor was a promise for the socioeconomic transformation of the country.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se ao estudo do Sistema Radioeducativo Nacional (SIRENA), instaurado na cidade de Leopoldina – Minas Gerais. Considerado o cenário brasileiro no período de industrialização e modernização, o país atingia um alto índice de analfabetismo, e esse fato dificultava processo de mão de obra qualificada para o desevolvimento do país. Pensando em uma alternativa de baixo custo que atingiria todas as massas, em especial às camadas populares, a Rádio Sirena foi uma escola radiofônica concebida em Leopoldina instaurada junto ao Plano Piloto de Erradicação do Analfabetismo da Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo no Brasil (CNEA) em 1958 pelo governo federal, que visava a elaboração de programas educativos veiculados por emissoras espalhadas pela região. Nessa perspectiva, buscou-se analisar sistematicamente os registros históricos da Rádio Sirena e verificar suas contribuições para o cenário educacional da cidade de Leopoldina. Dessa forma, ainda realizaremos nesse estudo o resgate histórico que lhe atribui a importância de se investigar os caminhos percorridos da educação no Brasil nas décadas de 1950 a 1962. Os resultados dessa pesquisa demonstram que, embora as ondas do rádio do SIRENA tenham alcançado à população rural com a educação de base, não podemos afirmar que atingiu de maneira integral as carências educacionais dessa população. A democratização da proposta de educação veio para reforçar as incongruências do sistema de ensino, deixando em evidência a desigualdade social e as limitações das classes subalternas em um cenário onde a mão de obra qualificada era promessa para a transformação socieconômica do país.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSIRENApt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectLeopoldina - MGpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectIlliteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA educação nas ondas do rádio: o Sistema radioeducativo nacional na cidade de Leopoldina – MG (1950 – 1962)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons