Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18099
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kaiocruzesilva.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
kaiocruzesilva-produtoeducacional.pdf401.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Amarildo Melchiades-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Zocolotti, Alexandre Krüger-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401311670439790pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.creatorSilva, Kaio Cruz e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5656800712314789pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T15:38:42Z-
dc.date.available2025-01-29-
dc.date.available2025-01-29T15:38:42Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18099-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the production of a set of tasks on the notion of reason, theoretically and methodologically referenced, for elementary school students, in a way that promotes the process of developing proportional thinking. This research is part of the Research Program entitled “Linsiano Program”, in which one of its guidelines, to which this work is part, is the investigation of a restructuring of school mathematics based on modes of production of meanings. The research is characterized as a qualitative research approach, which was developed using field research, based on the Semantic Fields Model. As a development project associated with research, an educational product was produced consisting of a didactic sequence on reason for use in the mathematics classroom.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de razão, referenciadas teorica e metodologicamente, para estudantes do Ensino Fundamental, de modo que promova o processo de desenvolvimento do pensamento proporcional. O estudo insere-se no Programa de Investigação intitulado como “Programa Linsiano”, em que uma de suas diretrizes, ao qual este trabalho se vincula, é a investigação de uma reestruturação da matemática escolar fundamentada em modos de produção de significados. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, que foi desenvolvida utilizando uma pesquisa de campo, fundamentada pelo Modelo dos Campos Semânticos. Enquanto projeto de desenvolvimento associado à pesquisa, foi produzido um produto educacional constituído por uma sequencia didática sobre a noção de razão para uso na sala de aula de matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectModelo dos campos semânticospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectNoção de razãopt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectModel of semantic fieldspt_BR
dc.subjectSchool mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titlePensamento proporcional na matemática escolar: a noção de razãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons