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dc.contributor.advisor1Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692517096595833pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Thenner Freitas da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635587951737099pt_BR
dc.creatorCampos, Anne Mara da Silva Araújo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-21T11:02:54Z-
dc.date.available2025-01-20-
dc.date.available2025-01-21T11:02:54Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18059-
dc.description.abstractThe present study investigates the influencing factors of the high school failure rates at the Santo Antonio State School (EESA), suggesting actions to improve learning results and approval rates. The methodology chosen here was an analysis of educational public policies related to school failure; national, state, and local contextualization of this theme; as well as an approach on the IDEB, Saeb, and failure and approval indexes of the school in question. At the state level, data were presented regarding school failure rates in Minas Gerais, emphasizing school tutoring as a combat strategy. The EESA was characterized according to its regional context, physical structure, human resources, courses, management, performance evaluations, and communication with family members. The academic results from 2017 to 2022 underwent detailed analysis, including the pandemic period, which revealed the school’s struggles. The management team and teachers’ perspective on school failure, based on theoretical contributions of some authors, including Jacomini (2009), Arroyo (2003), Gil (2018), and Tavares Junior (2019), highlight the importance of all the actors in a collaborative approach to overcome school failures. Pedagogical coordination is recognized as essential, performing a key role in orienting teachers and promoting pedagogical practices adapted to a diverse range of learning styles for students. This research methodology sought to explore the interrelation between management, teachers, and family members as key components for academic achievement. Data collection, methods of analysis, and applied instruments strengthened our understanding of failure at EESA, providing tools for the development of strategies that can contribute to better academic results for this school.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investiga os fatores que influenciam o elevado índice de reprovação na Escola Estadual Santo Antônio (EESA) e propõe ações para melhorar os resultados de aprendizagem e aumentar os índices de aprovação nessa escola. A metodologia incluiu a análise de políticas públicas educacionais relacionadas à reprovação escolar, bem como uma contextualização nacional, estadual e local sobre o tema. Além disso, foram envolvidos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e os índices de aprovação e reprovação da escola. No âmbito estadual, foram apresentados dados sobre a reprovação em Minas Gerais, destacando o Reforço Escolar como uma estratégia de combate ao problema. A EESA foi descrita em seu contexto regional, abrangendo sua estrutura física, recursos humanos, cursos, gestão, avaliações de desempenho e comunicação com as famílias. Foram realizadas análises elaboradas dos resultados acadêmicos entre 2017 e 2022, com destaque para o período da pandemia, que revelaram desafios importantes enfrentados pelo instituto. A perspectiva da equipe gestora e dos professores sobre a reprovação, fundamentada em contribuições teóricas de autores como Jacomini (2009), Arroyo (2003), Gil (2018) e Tavares Júnior (2019), ressalta a importância de uma abordagem colaborativa entre todos os envolvidos para superar a reprovação escolar. A coordenação pedagógica é destacada como elemento crucial, desempenhando um papel essencial na orientação dos professores e na promoção de práticas pedagógicas adaptadas à diversidade de estilos de aprendizagem dos alunos. A metodologia de pesquisa buscou explorar a inter-relação entre gestores, professores e famílias como componentes fundamentais para o sucesso acadêmico. A coleta de dados, os métodos de análise e as ferramentas utilizadas aprofundaram a compreensão das causas da reprovação na EESA e forneceram subsídios para o desenvolvimento de estratégias que desenvolveram para a melhoria dos resultados educacionais da instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectSchool administrationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm breve estudo sobre o alto índice de reprovação escolar na Escola Estadual Santo Antôniopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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