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dc.contributor.advisor1Paula, Priscilla Danielle Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907557675556615pt_BR
dc.contributor.referee1Bertagna, Letícia de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6996867452474939pt_BR
dc.contributor.referee2Fajardo, Luís Cláudio Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3422017375904535pt_BR
dc.creatorCury, Daniel Cenachi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7958832028990806pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T18:37:00Z-
dc.date.available2025-01-16-
dc.date.available2025-01-16T18:37:00Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18042-
dc.description.abstractLe thème du présent travail s'articule autour de la possibilité de s'autoanalyser et de se connaître à travers la peinture. Les figures prophétiques du tarot ont imprégné le processus de création en tant que dispositifs pour évoquer des souvenirs, des émotions et des pensées gardées ou peu explorées par la conscience. À partir de ces réverbérations archétypales, des mots et des phrases sont écrits sans censure et utilisés comme ponts vers une série pictorique qui cherche à traduire ces réverbérations en peintures mandaliques. Ainsi, entre les ambivalences du conscient et de l'inconscient, du mystique et du matériel, de l'intérieur et de l'extérieur, ce travail est établi comme une enquête sur l'usage artistique du cercle en tant qu’organisateur de la vie intérieure de l'individu, cherchant comprendre comment cette production fonctionne en tant que dispositif d'autoanalyse.pt_BR
dc.description.resumoO tema do presente trabalho gira em torno da possibilidade de se autoanalisar e de conhecer, através da pintura, a si mesmo. As figuras proféticas do tarô permearam o processo criativo como dispositivos para suscitar memórias, emoções e pensamentos guardados ou pouco explorados pela consciência. A partir dessas reverberações arquetípicas, palavras e frases são inadvertidamente escritas e usadas como pontes para uma série pictórica que busca a tradução dessas reverberações em pinturas mandálicas. Assim, entre as ambivalências do consciente e do inconsciente, do místico e do material, do que está dentro e do que está fora, este trabalho se instaura como investigação do uso artístico do círculo como organizador da vida interior do indivíduo, buscando compreender como essa produção funciona como dispositivo de autoanálise.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectSímbolopt_BR
dc.subjectPalavrapt_BR
dc.subjectMandalapt_BR
dc.subjectAutoanálisept_BR
dc.subjectTarôpt_BR
dc.subjectArquétipopt_BR
dc.subjectPeinturept_BR
dc.subjectSymbolept_BR
dc.subjectMotpt_BR
dc.subjectMandalaspt_BR
dc.subjectAutoanalysept_BR
dc.subjectTarotpt_BR
dc.subjectArchétypept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO mandala como veículo de autoanálise na tradução das imagens arquetípicas do tarôpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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