Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18013
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaveronicarochagonze.pdf3.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Simão, André Gondim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7547471886110698pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Rosana Bulos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5417850101080576pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, José Luiz Matheus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5876650501587670pt_BR
dc.creatorGonze, Maria Verônica Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020634304942849pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-15T11:21:09Z-
dc.date.available2025-01-08-
dc.date.available2025-01-15T11:21:09Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18013-
dc.description.abstractDigital Educational Objects (DEOs) represent an innovative pedagogical approach, consolidating various media into a single instructional material, making it accessible and comprehensive, using various free programs. In this contemporary educational context, pedagogical innovation through these resources plays a crucial role in facilitating creative methods aimed at making it easier for students to understand school knowledge. This qualitative study reports on the development and application of an DEO to explore and present the Lorentz force, the magnetic part of it, in the context of elementary school physics teaching. To this end, the exposition method was employed, using a video lesson with a visible narrator, audiovisual elements such as slides and continuous loop animations, narrated simulations and voice incorporation. The method adopted involves the construction of textual, audiovisual and digital materials, which converge into a single digital product, made possible by technological advances. The result showed a positive impact, evidenced by the significant increase in students' understanding of physics content. The proposal also contributes to improving teaching practices, enabling educators to create their own innovative teaching resources adapted to contemporary demands. This study highlights the importance of the effective use of media integration in digital educational objects in the teaching of physics, promoting a dynamic and attractive approach in the teaching process.pt_BR
dc.description.resumoOs Objetos Educacionais Digitais (OEDs) representam uma inovadora abordagem pedagógica, consolidando diversas mídias em um único material instrucional, tornando-a acessível e abrangente, utilizando diversos programas gratuitos. Neste contexto educacional contemporâneo, a inovação pedagógica por meio desses recursos desempenha um papel crucial ao facilitar métodos criativos, visando facilitar aos alunos a compreensão do saber escolar. O presente estudo, de natureza qualitativa, relata o desenvolvimento e a aplicação de um OED para explorar e apresentar a força de Lorentz, na sua parte magnética, no contexto do ensino de física na Escola Básica. Para isso, empregou-se o método de exposição, utilizando uma videoaula com narrador visível, elementos audiovisuais como slides e animações em laço contínuo, simulações narradas e incorporação de voz. O método adotado envolve a construção de materiais textuais, audiovisuais e digitais, que convergem para um único produto digital, possibilitado pelos avanços tecnológicos. O resultado mostrou um impacto positivo, evidenciado pelo aumento significativo na compreensão do conteúdo de física pelos alunos. A proposta contribui também para aprimorar as práticas docentes, capacitando os educadores a criarem seus próprios recursos pedagógicos inovadores e adaptados às demandas contemporâneas. Este estudo destaca a importância do uso efetivo da integração das mídias em objetos educacionais digitais no ensino de Física, promovendo uma abordagem dinâmica e atraente no processo educativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectObjetos educacionais digitais (OED)pt_BR
dc.subjectForça de Lorentzpt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectDigital educational objects (DEO)pt_BR
dc.subjectLorentz forcept_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleDesenvolvimento e aplicação de um objeto educacional digital no ensino da força magnéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons