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dc.contributor.advisor1Thomé, Cláudia de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Marco Aurelio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Ana Paula Goulart de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5584033877464059pt_BR
dc.creatorCarvalho, Graciele Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049558727052298pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T15:38:49Z-
dc.date.available2024-12-20-
dc.date.available2024-12-20T15:38:49Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17982-
dc.description.abstractThe TV News séries “Fome”, consisting of five episodes aired on Rede Globo's Jornal Nacional, from June 18 to 22, 2001, is still remembered as a historical document that called attention to a subject of that time and that, unfortunately, still remains current. This research investigates the sensitive strategies in the television news reporting of the Fome series, observing the resources that make the audiovisual material remembered on the TV screen and in other media spaces. The study also examines how reporter Marcelo Canellas articulated these strategies present in a narrative anatomy marked by subjectivity printed mainly in language, which brings linguistic resources, such as construction figures; and also the insertion of characteristics of literary journalism such as, for example, the use of connotation that had the potential to make the text more humanized and engaging. The objective was to understand to what extent journalistic series use these sensitive strategies to narrate the pain of others in themes involving tragedies such as famine and also how the Canella's series was able to resist time with the potential to create memory, in addition to being the origin of ramifications that have come to light over the years. Among the theoretical-methodological references are also Sodré (2016), Moraes (2015), Becker (2016, 2021), Thomé and Reis (2017, 2022, 2023), Coutinho (2016), Fernandes (2016), Sontag (2003), Musse and Viana (2018) and Barbeiro and Lima (2002). The analysis will be carried out following the methodological path of Audiovisual Materiality Analysis (Coutinho, 2016), which indicated at least seven figures of speech in the series, in addition to sensitive strategies marked by subjective language, humanization and other resources of literary journalism such as style and authorial voicept_BR
dc.description.resumoA Série Fome composta por cinco reportagens e exibida no Jornal Nacional, da Rede Globo, do dia 18 a 22 de junho de 2001, ainda é lembrada como um documento histórico que colocou em foco um problema social daquela época e que infelizmente ainda permanece atual. O trabalho investiga quais são as estratégias sensíveis na reportagem telejornalística da série Fome, observando os recursos que fazem o material audiovisual ser rememorado na tela da TV e em outros espaços midiáticos. O estudo examina também de que forma o repórter Marcelo Canellas articulou estas estratégias presentes em uma anatomia narrativa (Thomé, Piccinin e Reis, 2020) marcada pela subjetividade impressa principalmente na linguagem, que traz recursos linguísticos, como as figuras de construção; e ainda a inserção de características do jornalismo literário como, por exemplo, o uso da conotação que teve o potencial de tornar o texto mais humanizado e envolvente. O objetivo foi compreender em que medida as séries jornalísticas utilizam estas estratégias sensíveis para narrar a dor do outro em temáticas que envolvem tragédias como o caso da fome e ainda como a série do jornalista Marcelo Canellas foi capaz de resistir ao tempo com potencial de criação de memória, além de ser a origem de ramificações que ganharam a tela ao longo dos anos. Entre os referenciais teóricometodológicos também estão Sodré (2016), Moraes (2015), Becker (2016, 2021), Thomé e Reis (2017, 2022, 2023), Coutinho (2016), Fernandes (2016), Sontag (2003), Musse e Viana (2018) e Barbeiro e Lima (2002). A análise foi feita pelo percurso metodológico da Análise da Materialidade Audiovisual (Coutinho, 2016), que indicou pelo menos sete figuras de linguagem na série, além de estratégias sensíveis marcadas pela linguagem subjetiva, humanização e outros recursos do jornalismo literário como estilo e voz autoral.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectSérie fomept_BR
dc.subjectTelejornalismo literáriopt_BR
dc.subjectEstratégias sensíveispt_BR
dc.subjectAnguagept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectSeries fomept_BR
dc.subjectLiterary television journalismpt_BR
dc.subjectSensitive strategiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleEstratégias sensíveis nas séries jornalísticas audiovisuais: um estudo da Série Fomept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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