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dc.contributor.advisor1Furones, Maikel Yusat Ballester-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9660234028665104pt_BR
dc.contributor.referee1Benilov, Mikhail-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Konzen, Pedro Henrique de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2565213716047382pt_BR
dc.contributor.referee3Bell, Maria José Valenzuela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8812588591902130pt_BR
dc.contributor.referee4Sato, Fernando-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443348814893849pt_BR
dc.contributor.referee5Carvalho, Ana Claudia Monteiro-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3500088234156539pt_BR
dc.creatorSilva, Marcelo Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T15:42:55Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-12-19T15:42:55Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17952-
dc.description.abstractThis study investigates the behaviour of chemical species in different mixtures of air and methanol (CH3OH) under conditions of spark discharge from the ignition plug. Using experimental parameters such as reduced electric field, electronic temperature, and electron density, we explore the effects of discharge in various scenarios through numerical simulation. The research addresses the complexities of plasma-assisted combustion, examining the role of reactive oxygen and nitrogen species (RONS) and key reactants such as H, OH, and H2O in methanol decomposition. Employing a comprehensive model composed of 112 interconnected species by 1081 physical and chemical processes, including shock sections resulting from electron impact. We highlight the adoption of two distinct approaches: the first considered two different sets of operating parameters for the ignition plug. In contrast, the second analyzed different values for methanol concentration (5% and 2.5%) in the mixture. We observe the impact of discharge parameters on species density, emphasizing the production of atmospheric pollutants (NOx, CO, CO2, and CH2O), and the predominance of parameters for the 10% duty cycle over the 40%, along with the importance of the 5% air and methanol mixture resulting in higher densities and production and consumption rates for most species compared to the 2.5% mixture. Through meticulous investigation of reaction pathways, the study highlights critical plasma-chemical processes and their ramifications in combustion and environmental pollution. The findings offer fundamental insights into the mechanisms governing combustion and oxidation processes, presenting significant contributions to the advancement of more efficient and environmentally sustainable combustion technologies.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga o comportamento das espécies químicas em diferentes misturas de ar e metanol (CH3OH) sob condições de descarga eletrônica de vela de ignição. Por meio da utilização de parâmetros experimentais, como campo elétrico reduzido, temperatura eletrônica e densidade de elétrons, exploramos os efeitos da descarga em uma variedade de cenários através da simulação numérica. É abordada as complexidades da combustão assistida por plasma, examinando o papel das espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (RONS), bem como dos reagentes-chave como H, OH e H2O na decomposição do metanol. Utilizando um modelo abrangente composto por 112 espécies interconectadas por 1081 processos físicos e químicos, incluindo seções de choque resultantes do impacto de elétrons. Destacamos a adoção de duas abordagens distintas: a primeira considerou dois conjuntos diferentes de parâmetros do ciclo de trabalho para a vela de ignição, enquanto a segunda analisou valores diferentes para a concentração de metanol (5% e 2,5%) na mistura. Observamos o impacto dos parâmetros da descarga na densidade das espécies, enfatizando a produção de poluentes atmosféricos (NOx, CO, CO2 e CH2O), e a predominância dos parâmetros para o ciclo de trabalho 10% sobre o 40%, juntamente com a importância da mistura de 5% de ar e metanol resultando em densidades mais altas e taxas de produção e consumo mais elevadas para a maioria das espécies em comparação com a mistura de 2,5%. Através da minuciosa investigação dos percursos reacionais, o estudo destaca os processos plasmo-químicos críticos e suas ramificações na combustão e poluição ambiental. Os achados oferecem perspicácia fundamental sobre os mecanismos que regem os processos de combustão e oxidação, apresentando contribuições significativas para o avanço de tecnologias de combustão mais eficientes e ecologicamente sustentáveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReações de plasmapt_BR
dc.subjectDescargas de faíscapt_BR
dc.subjectCombustão assistida por plasmapt_BR
dc.subjectMisturas de metanol-arpt_BR
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.subjectPlasma reactionspt_BR
dc.subjectSpark dischargespt_BR
dc.subjectPlasma-assisted combustionpt_BR
dc.subjectMethanolair mixturespt_BR
dc.subjectComputer modelingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEstudo da cinética da combustão de metanol em ar com ignição por descarga elétrica de uma vela veicularpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Física (Teses)



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