https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17942
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
karentaloanaflorenciosouza.pdf | 5.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bruno, Adriana Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9966072704077985 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Francione Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6262224578426097 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Cândida Andrade de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6811406470784110 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Káren Taloana Florêncio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0084945666023760 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T15:45:57Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18 | - |
dc.date.available | 2024-12-18T15:45:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17942 | - |
dc.description.abstract | This research is based on the following research question: which elements make up the narratives of decolonial pedagogical practices? We aimed to achieve many things, but our focus was to understand what can be accessed/felt/learned through the narratives of basic education professionals who carry out pedagogical practices that denounce/criticize colonialism. Using a qualitative and ontological approach, inspired by cartography, we used bibliographic research and conversation as research tools, as we understand that the latter can be a powerful bridge to connect realities and knowledge. The bibliographic research aimed to search for academic research that dealt with decolonial pedagogical practices in basic education, resulting in proposals/materials that can serve as inspiration/guidance. In the conversations, we invited two people who work in basic education, and I was the third participant, since my story, dialogue and experience as a teacher and researcher are present. We sought to access and map the elements that marked the trajectories towards the criticism of colonialism. The data analysis took the form of a conversation in which we dialogued with the narratives of the two invited people, reflecting on the crossings in their bodies-territories-teaching until their pedagogical practices were modified. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa nasce da seguinte questão investigativa: que elementos compoẽm as narrativas de práticas pedagógicas decoloniais? Objetivamos muitas coisas, mas, como foco, compreender o que é possível acessar/sentir/aprender por meio das narrativas de profissionais da educação básica que realizam práticas pedagógicas que denunciam/criticam o colonialismo. Sob uma abordagem qualitativa e ontológica, de inspiração cartográfica, foram utilizados como instrumentos de investigação o levantamento bibliográfico e a conversa por entendermos que esta se apresenta como uma potente ponte para conectar realidades e saberes. O levantamento bibliográfico teve por objetivo buscar pesquisas acadêmicas que tratavam de práticas pedagógicas decoloniais na educação básica, trazendo como produto propostas/materiais que podem servir de inspiração/orientação. Já nas conversas, convidamos duas pessoas que trabalham na educação básica, e eu compus a terceira participante, uma vez que meu relato, diálogo e experiência como docente e pesquisadora estão presentes. Buscamos acessar e mapear os elementos que marcaram as trajetórias até às críticas ao colonialismo. A análise dos dados tomou um formato de conversa em que dialogamos com as narrativas das duas pessoas convidadas, refletindo sobre os atravessamentos em seus corpos-territórios-docentes até terem suas práticas pedagógicas modificadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Corpo-território | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia decolonial | pt_BR |
dc.subject | Prática contra-colonial | pt_BR |
dc.subject | Conversas | pt_BR |
dc.subject | Body-territory | pt_BR |
dc.subject | Decolonial pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Counter-colonial practice | pt_BR |
dc.subject | Conversations | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Narrativas docentes: das trocas de pele à prática decolonial na educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License