Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17942
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karentaloanaflorenciosouza.pdf5.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9966072704077985pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Francione Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6262224578426097pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Cândida Andrade de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811406470784110pt_BR
dc.creatorSouza, Káren Taloana Florêncio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0084945666023760pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T15:45:57Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2024-12-18T15:45:57Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17942-
dc.description.abstractThis research is based on the following research question: which elements make up the narratives of decolonial pedagogical practices? We aimed to achieve many things, but our focus was to understand what can be accessed/felt/learned through the narratives of basic education professionals who carry out pedagogical practices that denounce/criticize colonialism. Using a qualitative and ontological approach, inspired by cartography, we used bibliographic research and conversation as research tools, as we understand that the latter can be a powerful bridge to connect realities and knowledge. The bibliographic research aimed to search for academic research that dealt with decolonial pedagogical practices in basic education, resulting in proposals/materials that can serve as inspiration/guidance. In the conversations, we invited two people who work in basic education, and I was the third participant, since my story, dialogue and experience as a teacher and researcher are present. We sought to access and map the elements that marked the trajectories towards the criticism of colonialism. The data analysis took the form of a conversation in which we dialogued with the narratives of the two invited people, reflecting on the crossings in their bodies-territories-teaching until their pedagogical practices were modified.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa nasce da seguinte questão investigativa: que elementos compoẽm as narrativas de práticas pedagógicas decoloniais? Objetivamos muitas coisas, mas, como foco, compreender o que é possível acessar/sentir/aprender por meio das narrativas de profissionais da educação básica que realizam práticas pedagógicas que denunciam/criticam o colonialismo. Sob uma abordagem qualitativa e ontológica, de inspiração cartográfica, foram utilizados como instrumentos de investigação o levantamento bibliográfico e a conversa por entendermos que esta se apresenta como uma potente ponte para conectar realidades e saberes. O levantamento bibliográfico teve por objetivo buscar pesquisas acadêmicas que tratavam de práticas pedagógicas decoloniais na educação básica, trazendo como produto propostas/materiais que podem servir de inspiração/orientação. Já nas conversas, convidamos duas pessoas que trabalham na educação básica, e eu compus a terceira participante, uma vez que meu relato, diálogo e experiência como docente e pesquisadora estão presentes. Buscamos acessar e mapear os elementos que marcaram as trajetórias até às críticas ao colonialismo. A análise dos dados tomou um formato de conversa em que dialogamos com as narrativas das duas pessoas convidadas, refletindo sobre os atravessamentos em seus corpos-territórios-docentes até terem suas práticas pedagógicas modificadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpo-territóriopt_BR
dc.subjectPedagogia decolonialpt_BR
dc.subjectPrática contra-colonialpt_BR
dc.subjectConversaspt_BR
dc.subjectBody-territorypt_BR
dc.subjectDecolonial pedagogypt_BR
dc.subjectCounter-colonial practicept_BR
dc.subjectConversationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNarrativas docentes: das trocas de pele à prática decolonial na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons