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dc.contributor.advisor1Name, Maria Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701631E5pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750271P4pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Erika Maria Parlato de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796806Z9pt_BR
dc.creatorTeixeira, Milene Cristine de Castro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242368Y7pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T13:34:42Z-
dc.date.available2016-06-09-
dc.date.available2016-07-13T13:34:42Z-
dc.date.issued2012-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1792-
dc.description.abstractThis study investigates the capacities of abstraction and generalization of linguistic patterns in the early stages of the acquisition of mother tongue, emphasizing the relationship of nonadjacent dependencies (DNA) and exploring the relationship between functional items and word markers of nouns. Unlike previous studies, which used artificial languages - whose phonological, morphological and prosodical properties were very simple - this research uses a pseudonatural language, preserving such properties. The conciliation between a psycholinguistic model aimed at the acquisition of language (Phonological Bootstrapping: Morgan & Demuth, 1996; Christophe et al., 1997) and a linguistic theory based on interface levels (Minimalist Program, Chomsky, 1995; 1999) allows us to understand the passage from one level of phonetic/phonological representation to a level of formal representation. Assuming also that statistical mechanisms of abstraction and generalization are resources available to infants and exploited early by them in the process of categorization of lexical (Marcus et al., 1999; Gómez, 2002; Newport & Aslin, 2004), the conciliation between the two theories aims to clarify how the child extracts from the sonorous continuum as well as distributional and prosodic clues, properties of the formal traces of the functional elements in which the Computational System acts resulting linguistic derivations. Babies at 11 months were exposed for a short period of time to a language other than their mother tongue and later exposed to new DPs congruent or not to those previously presented. The results indicate that babies reacted to different patterns of DNA according to those previously presented, listening longer to unfamiliar patterns, suggesting that from a short exposure to a pseudonatural language, babies at 11 months are able to abstract and generalize the pattern of this language. These results suggest that mechanisms of abstraction and generalization can be used by children in the initial process of language acquisition.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga as capacidades de abstração e generalização de padrões linguísticos nas etapas iniciais do processo de aquisição de língua materna, privilegiando relações de dependências não-adjacentes (DNA) e explora a relação entre itens funcionais e marcadores de palavras de Nome (word markers). Diferentemente de trabalhos anteriores, que usaram línguas totalmente artificiais – cujas propriedades fonológicas, morfológicas e prosódicas eram muito simples –, esta pesquisa usa uma língua pseudonatural, preservando tais propriedades. A conciliação entre um modelo de processamento voltado para a aquisição da linguagem (Bootstrapping Fonológico: Morgan & Demuth, 1996; Christophe et al., 1997) e um modelo de língua que considere níveis de interface entre o sistema linguístico e outros sistemas – perceptuais e cognitivos (Programa Minimalista: Chomsky 1995; 1999 e obras posteriores) - permite compreender a passagem de um nível de representação fonético/fonológico para um nível de representação formal. Assumindo-se ainda que mecanismos estatísticos e de abstração e generalização são recursos precocemente disponíveis e explorados por bebês no processo de categorização de elementos lexicais (Marcus et al., 1999; Gómez, 2002; Newport & Aslin, 2004), a conciliação entre o modelo de língua e o modelo de processamento pretende explicitar o modo como a criança extrai do continuum sonoro, além de pistas distribucionais e prosódicas, propriedades dos traços formais dos elementos funcionais nos quais o Sistema Computacional age resultando na derivação linguística. Bebês, com média de idade de 11 meses, foram expostos durante um curto período de tempo a uma língua diferente de sua língua materna e, posteriormente, expostos a novos DPs congruentes ou não aos apresentados anteriormente. Os resultados indicam que os bebês reagiram à diferença de padrões de DNA em função daqueles previamente apresentados, escutando por mais tempo padrões não familiarizados, sugerindo que a partir de uma curta exposição a uma língua pseudonatural – diferente do padrão do PB – bebês, aos 11 meses, são capazes de abstrair e generalizar o padrão dessa “língua”. Tais resultados sugerem que mecanismos de abstração e generalização podem ser recursos utilizados por crianças no processo inicial de aquisição lexical.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição Lexicalpt_BR
dc.subjectDependências não-adjacentespt_BR
dc.subjectCategorizaçãopt_BR
dc.subjectDeterminantespt_BR
dc.subjectLexical acquisitionpt_BR
dc.subjectNondjacent dependenciespt_BR
dc.subjectCategorizationpt_BR
dc.subjectDeterminerspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA contribuição das informações distribucionais de DNA nas etapas iniciais da aquisição lexicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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