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dc.contributor.advisor1Helena de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3131606125279668pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Juliana Bittencourt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8725247582290926pt_BR
dc.contributor.referee2Farah, Beatriz Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9381626151864695pt_BR
dc.creatorCastro, Marília Silveira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T14:37:29Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-12T14:37:29Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17920-
dc.description.abstractThis study aimed to support the reorganization of the work process within the Family Health Strategy (FHS) teams in the municipality of Vale das Flores/MG, considering the principles of autonomy and protagonism of individuals in dialogical and participatory construction, focusing on the care of users with hypertension. The chosen methodology was action research, as it is an intervention capable of generating knowledge. Data collection involved two Focus Groups and one Workshop, supported by participant observation and a field diary. Focus Group I included 10 Community Health Workers (CHWs), while Focus Group II comprised three doctors, three nurses, and the Primary Health Care (PHC) manager. Among the 17 participants in the Focus Groups, 14 also attended the Workshop. The study revealed significant aspects of the work process within FHS teams, highlighting the impact of interpersonal and interprofessional relationships, as well as partisan political power, on team autonomy. Additionally, the study identified that the knowledge applied to the care of users with hypertension is predominantly based on daily practice, with gaps in theoretical foundations. Thus, to improve the work process within FHS teams, it is essential to strengthen interpersonal relationships among users, teams, and political representatives. Continuing education emerges as a key strategy in this process, prioritizing spaces for dialogue and reflection while fostering an environment of respect and cooperation. This strengthening will contribute to a more democratic and emancipatory health practice, overcoming external interferences and enhancing team autonomy.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo favorecer a reorganização do processo de trabalho das equipes de ESF do município de Vale das Flores/MG, considerando os pressupostos da autonomia e do protagonismo dos sujeitos na construção dialógica e participativa, com foco no cuidado aos usuários portadores de hipertensão arterial. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação por tratar-se de uma intervenção capaz de produzir conhecimento. Para coleta de dados foram realizados 2 Grupos Focais e 1 Oficina, apoiados na observação participante e no diário de campo. Estiveram presentes no Grupo Focal I, 10 ACS e no Grupo Focal II os 3 médicos, os 3 enfermeiros e o gerente da APS. Dentre os 17 participantes dos Grupos Focais, 14 participaram da Oficina. O estudo revelou importantes aspectos sobre o processo de trabalho nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), destacando o impacto das relações interpessoais, interprofissionais e do poder político partidário na autonomia das equipes. Além disso, o estudo identificou que o conhecimento utilizado na assistência aos usuários com hipertensão arterial é majoritariamente baseado na prática cotidiana, com lacunas em fundamentos teóricos. Desta forma, para melhorar o processo de trabalho nas equipes de ESF, é fundamental fortalecer as relações interpessoais entre usuários, equipe e representantes políticos. A educação permanente demonstra-se como uma estratégia fundamental neste processo. Esta deve priorizar os espaços de diálogo e reflexão, promovendo um ambiente de respeito e cooperação. Esse fortalecimento contribuirá para uma prática de saúde mais democrática e emancipadora, superando interferências externas e melhorando a autonomia das equipes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectProcesso de trabalhopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicas emancipadoraspt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subjectWork processpt_BR
dc.subjectEmancipatory pedagogical strategiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titlePesquisa-ação e práticas pedagógicas emancipadoras: caminhos que se cruzam para a reorganização do processo de trabalho das equipes de saúde da família de um município de pequeno porte em MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF)



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