Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1791
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iltonjosedecerqueirafilho.pdf6.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Brandão, Ângela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791971E5pt_BR
dc.contributor.referee1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8pt_BR
dc.contributor.referee2Baptista, Anna Paola Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786579E7pt_BR
dc.creatorCerqueira Filho, Ilton José de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737117E7pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T13:34:25Z-
dc.date.available2016-06-09-
dc.date.available2016-07-13T13:34:25Z-
dc.date.issued2012-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1791-
dc.description.abstractCette thèse se propose de présenter et d’analyser les peintures murales exécutées par Emeric Mercier. Peintre juive né em Roumanie, qui a étudié à Académie des Beaux-Arts de Brera. S’speicialisé à Paris-France. Après um an au Portugal, a immigré au Brésil, em 20 avril, 1940. , em Italie. Dans lê prolongement de sa formation, il a assiste à une spécialisation à Paris, em France, et après un passage d’un an au Portugal, a immigré au Brasil, avril 20, 1940. Fuyant lês nazie, a veénu à Rio de Janeiro et em 1947, à Barbacena-MG. Se convertir au christianisme, Jésus-Christ est devenu un thème constant dans son travail et de murale privilégiée, réalisée entre les annés 1946 et 1960 dans différentes villes des États de São Paulo, Minas Gerais et Rio de Janeiro, ce qui entraîne dans un récit complet picturale la vie du Christ, mais impregne d’éléments de la juive, qui lui fournit des liens à partir de notre présentation et l’analyse.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação propõe apresentar e analisar os murais executados no Brasil por Emeric Marcier. Pintor judeu-romeno que estudou na Academia de Belas-Artes de Brera, na Itália. Cursou Especialização em Paris, na França e, após uma passagem de um ano em Portugal, imigrou para o Brasil a 20 de abril de 1940, em fuga às perseguições nazistas, vindo a morar na cidade do Rio de Janeiro e, a partir de 1947, na cidade de Barbacena, Estado de Minas Gerais. Converso à doutrina católica romana, Jesus Cristo tornou-se tema constante e privilegiado por sua obra mural, realizada entre os anos de 1946 e 1960, em várias cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, resultando assim numa completa narrativa pictórica da Vida de Cristo, porém impregnada de elementos da fé judaica, os quais apontamos, a partir de nossa apresentação e análise.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmeric Marcierpt_BR
dc.subjectMuralpt_BR
dc.subjectConversãopt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectJudaísmopt_BR
dc.subjectEmeric Marcierpt_BR
dc.subjectMurpt_BR
dc.subjectConversionpt_BR
dc.subjectLe Christianismept_BR
dc.subjectLe Judaïsmept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleInterconexão entre pintura, vida e religião: a obra mural sacra moderna de Emeric Marcierpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.