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dc.contributor.advisor1Nardelli, Marcella Alves Mascarenhas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197471261339030pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Thais da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658307864533398pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Edgard Augusto Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCarvalho, Yuri Ernandes Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T13:13:55Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2024-12-09T13:13:55Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17885-
dc.description.abstractThe aim of this study is to contribute to the understanding of the principle of respect for the peculiar condition of the developing person, utilizing literature from developmental psychology, sociology, and pedagogy. This choice is justified by the significant lack of work exploring this concept in law studies. In this context, understanding Erik Erikson’s development through crises was essential, particularly regarding the main challenge of adolescence is overcoming the identity crisis, as well as insights from ethnographies conducted with adolescents deprived of liberty. Ultimately, the study proposes the creation of new possibilities for identification-differentiation through reflection groups and restorative circles during the action, aiming to help adolescents overcome the identity crisis, even while deprived of freedom.pt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se, com o presente estudo, trazer uma contribuição à compreensão do princípio do respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, utilizando-se, para tanto, da literatura da psicologia do desenvolvimento, da sociologia e da pedagogia. Tal escolha se justifica pela grande ausência de trabalhos que buscam em outras áreas o embasamento para conceituar o que seria a condição de pessoa em desenvolvimento. Neste sentido, foi essencial a compreensão do desenvolvimento em crises de Erik Erikson e a noção de que a principal dificuldade da adolescência é a superação da crise de identidade, bem como a compreensão presente em etnografias realizadas com adolescentes privados da liberdade. Propõe-se,a o fim, a criação de uma nova possibilidade de identificação-diferenciação por meio dos grupos de reflexão e dos círculos restaurativos de recepção e compromisso no curso da medida, visando possibilitar que os adolescentes possam superar a crise de identidade, mesmo privados de liberdade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectCrise de identidadept_BR
dc.subjectPessoa em desenvolvimentopt_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectChildren's and adolescents rightspt_BR
dc.subjectIdentity crisispt_BR
dc.subjectDeveloping personpt_BR
dc.subjectSocio-educational actionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleSaber quem sou: a compreensão da crise de identidade como parte do respeito à condição de pessoa em desenvolvimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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