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dc.contributor.advisor1Castañon, José Alberto Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1986569237172174pt_BR
dc.contributor.referee1Stefano, Ercilia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801469731775346pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira Filho, José Luiz Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7718534498309204pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Walcyr Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024929580874023pt_BR
dc.creatorTeodoro, Reinaldo Elias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7882155398470319pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T10:22:58Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-05T10:22:58Z-
dc.date.issued2024-07-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17862-
dc.description.abstractThe air transport sector has experienced remarkable and accelerated development over the past decades, solidifying itself as one of the most prominent modes of transportation in terms of growth and expansion. This significant growth is largely attributed to the deregulation of the industry, which has catalyzed a series of changes in the civil aviation landscape, notably the expansion of the hub-and-spoke route model. This paper aims to identify the main criteria for qualifying airports as cargo hubs and, based on these criteria, to assess their application to Presidente Itamar Franco Airport. The methodology adopted is grounded in a theoretical framework supported by a thorough literature review, from which 17 applicable criteria for the Zona da Mata Regional Airport are identified. These criteria include airport charges, flight frequency, airport terminal, customs services, airport access infrastructure, number of operating companies, air connections, variety of services, proximity to import/export areas, intermodal connections (rail, highways, and waterways), handling efficiency, taxi time and storage/efficiency of cargo handling areas, customs efficiency, good cargo reputation (damage and delays), airport density (traffic), adequate infrastructure, and airport security. It was concluded that airports play a crucial role in regional growth, and the Zona da Mata Regional Airport demonstrates considerable potential for cargo operations, with access infrastructure being its main limitation.pt_BR
dc.description.resumoO setor de transporte aéreo experimenta um notável e acelerado desenvolvimento ao longo das últimas décadas, consolidando-se como um dos modais mais proeminentes em termos de crescimento e expansão. Esse crescimento significativo é amplamente atribuído à desregulamentação do setor, que catalisa uma série de mudanças no panorama da aviação civil, com destaque para a expansão do modelo de rota hub-and-spoke. Este trabalho propõe identificar os principais critérios para a qualificação de aeroportos como hub de carga e, com base nesses critérios, avaliar a aplicação no Aeroporto Presidente Itamar Franco. A metodologia adotada fundamenta-se em um suporte teórico embasado por uma pesquisa bibliográfica criteriosa, a partir da qual são identificados 17 critérios aplicáveis ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, sendo eles: taxa aeroportuária, frequência de voos, terminal aeroportuário, serviço de alfândega, infraestrutura de acesso ao aeroporto, número de empresas operando, ligações aéreas, variedade de serviços, proximidade com a área de importação/exportação, conexões intermodais (ferrovia, autoestradas e canais), eficiência de handling, tempo de táxi e armazenagem/eficiência das zonas de movimentação de carga, eficiência aduaneira, boa reputação para carga (danos e atrasos), densidade aeroportuária (tráfego), infraestrutura adequada e segurança do aeroporto. Conclui-se que os aeroportos desempenham um papel crucial no crescimento regional, e o Aeroporto Regional da Zona da Mata demonstra um potencial considerável para operações de carga, sendo a infraestrutura de acesso seu principal limitador. considerável para operações de carga, sendo a infraestrutura de acesso seu principal limitador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectHub de carga aéreopt_BR
dc.subjectCritérios de classificação de aeroportos como hub de cargaspt_BR
dc.subjectAirportspt_BR
dc.subjectAir cargo Hubpt_BR
dc.subjectCriteria for classifying airports as cargo hubspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleAplicação dos critérios para qualificação de aeroportos como Hub de cargas: caso de estudo do Aeroporto Regional da Zona da Matapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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