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dc.contributor.advisor1Nogueira, Nícea Helena de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Edmon Neto de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Azara, Michel Mingote Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Victor Santiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Faria, Fernando Jorge dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorRodrigues, Luciana de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-11-21T15:49:34Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-11-21T15:49:34Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17787-
dc.description.abstractIn the present study, we analyze the presence of animism as a resource in writing in the literary works Lueji: the birth of an empire by Pepetela, and in Stories of slight mistakes and similarities by Conceição Evaristo. We seek to understand animist realism as a literary genre, which demands a reflection on the reality staged in African literary enunciation, in a particular and original way, which can be considered as a constituent element of the African worldview. It is intrinsically associated with questions of cultures and identities, which have changed since the colonial period. Therefore, we have divided this thesis into four chapters, in which we resort to studies of African orality, memory, myth, identity, tradition and modernity, symbology, the sacred and the intertwining between ancestry and animism in these works. The presence of religion intervening in the characters’ lives are constant in these narratives. Animist realism is a persistent enchantment of the world, which is related to the way of thinking and living reality, in a context called the animist unconscious. In it, the perception of time is destabilized, where the past and the future meet, disconnecting from the linearity of time. Ancestry and soul are related based on the return to the motherland, where everything mixes to form a single people. This writing resource in the books allows reinvention and enables resistance, which not only disorganize and reorganize the dominant matrices, but also show a way of life, as they are powerful living-writing forms.pt_BR
dc.description.resumoNa presente tese analisamos a presença do animismo como recurso na escrita das obras Lueji: o nascimento de um Império, de Pepetela (2015) e Histórias de leves enganos e parecenças, de Conceição Evaristo (2016a). Buscamos entender o realismo animista como gênero literário que reivindica uma reflexão sobre a realidade encenada na enunciação literária africana e brasileira, de modo particular e original, podendo ser considerado um elemento constituinte da cosmovisão de parte dos povos africanos e dos povos afrodiaspóricos. Pensado por Pepetela em 1989, o realismo animista está intrinsecamente associado às questões das culturas e das identidades, que se modificam desde o período colonial, sendo constante a presença da religião intervindo na vida das personagens nessas narrativas. O realismo animista é um persistente “reencantamento do mundo”, que se relaciona com o modo de pensar e viver a realidade, em um contexto denominado “inconsciente animista” (Garuba, 2012). Nele, a percepção linear do tempo se desestabiliza, de modo que passado e futuro se encontram, bem como as noções de ancestralidade e alma relacionam-se com base no retorno à terra-mãe onde tudo se mistura, formando um só povo. Esse recurso de escrita nas literaturas africanas de língua portuguesa e na “literatura negro-brasileira” (Cuti, 2010) permite a reinvenção de uma história com outras interpretações escritas pelo próprio povo sobre sua cultura. A partir dos postulados e reflexões de Garuba (2012), Latour (1994), Leite (2008), Ndaw (1997), Nietzche (2001), Paradiso (2020) e Rooney (2000), que relacionam os traços da oralidade africana, memória, mito, identidade, buscando comprovar as conexões entre a tradição e a modernidade, a simbologia, o sagrado e o entrelaçamento entre a ancestralidade e o animismo que permeiam as relações nas referidas obras. A tese conclui que, nas narrativas estudadas, a confluência entre Pepetela e Conceição Evaristo emerge no pensamento mítico animista que se materializa no realismo animista, como gênero literário, e possibilita recriar o mito e reencantar o mundo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectRealismo animistapt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subjectPepetelapt_BR
dc.subjectAnimist realismpt_BR
dc.subjectNovelpt_BR
dc.subjectShort storypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO animismo na construção da narrativa de Pepetela e Conceição Evaristopt_BR
dc.typeTesept_BR
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