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dc.contributor.advisor1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790850Z7pt_BR
dc.contributor.referee1Sant’anna, Denise Bernuzzi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787802T9pt_BR
dc.contributor.referee2Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121203E6pt_BR
dc.creatorMarques, Joviana Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421949D1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T13:26:14Z-
dc.date.available2016-06-08-
dc.date.available2016-07-13T13:26:14Z-
dc.date.issued2016-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1774-
dc.description.abstractThis research seeks to draw a brief overview of the changes observed in american illustration, based on a defined time frame spanning the decades from 1890 to 1945. To this end, we selected a limited number of artists who make their work popular symbols of such representations, analyzing and comparing them in order to get closer to its social, political and cultural role, to understand the changing in models shown throughout the years. Likewise we proceeded in the last chapter. We elect to analyze the brazilian illustrator Alceu Penna in order to map out the dialogues of american illustration with national illustration. A stage for large graphical productivity, the proposed time frame begins at the end of the 1890s in the United States, a period that we saw the birth of the new model of woman personified in the features of the famous Gibson Girl. Go through to the 1920s, where the euphoria of the "crazy years" gave birth to women's ankles show and very short strands: the Age of the flapper. With the Great Depression of 1929 and World War II, another model emerges, the pin ups, making the previous euphoria in an atmosphere watered with patriotism and sensuality. Its influence reaches the country, influencing the production of various illustrators, like Alceu Penna. To build and understand the transformations suffered and their influences, we make use of primary sources, such as the illustrations found in digital museum collections and personal archives, and secondary sources, as several books, articles and essays. We seek to trace dialogues to enrich the debate about the illustrative representations of both countries, hoping to expand looks about the ways that the illustration is able to reveal. Analyzing female representations in Penna by parallels and conversations with north american models, we hope to assist in views of similarities and differences between the two productions, contributing with new thoughts on the graphic material of such cultures, their approaches and potential.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca traçar um panorama sucinto das transformações observadas na ilustração americana, tendo por base um recorte temporal definido que abrange as décadas de 1890 a 1945. Para tanto, selecionamos um número limitado de artistas que tornam seus trabalhos símbolos de tais representações, analisando-os e comparando-os afim de nos aproximarmos de seu papel social, político e cultural, visando compreender as mutações sofridas em modelos ilustrados ao longo do anos. Assim procedemos também no capítulo último, ao elegermos para análise o ilustrador brasileiro Alceu Penna, no intuito de traçar os diálogos da ilustração americana com a ilustração nacional. Palco de grande produtividade gráfica, o recorte temporal proposto se inicia no fim da década de 1890 nos Estados Unidos, período que viu o nascimento do modelo da new woman personificado nos traços das famosas Gibson Girls. Percorremos a década de 1920, onde a euforia dos “anos loucos” deu a luz à mulheres de tornozelos a mostra e madeixas curtíssimas: a Era flapper. Com a Grande Depressão de 1929 bem como a Segunda Guerra Mundial, outro modelo emerge, as pin ups, transformando a euforia anterior em uma atmosfera regada ao patriotismo e sensualidade. Sua influência chega até o território nacional, influenciando a produção de ilustradores diversos, como o mineiro Alceu Penna. Para construir e compreender as transformações sofridas e suas influências, nos valemos de fontes primárias, como as ilustrações encontradas em acervos digitais e pessoais de colaboradores, e secundárias, como livros diversos, artigos e ensaios. Buscamos traçar diálogos que enriqueçam o debate em torno das representações ilustrativas de ambos países, esperando expandir os olhares a respeito dos caminhos que a ilustração é capaz de revelar. Ao analisarmos representações do feminino em Alceu Penna por paralelos e conversas com modelos norte-americanos, esperamos auxiliar nas visualizações de similaridades e diferenças entre as duas produções, contribuindo com novos pensamentos sobre o material gráfico de tais culturas, suas potencialidades e aproximações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPin uppt_BR
dc.subjectAlceu Pennapt_BR
dc.subjectIllustrationpt_BR
dc.subjectUnited Statespt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectPin uppt_BR
dc.subjectAlceu Pennapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleMulheres ilustradas: representações femininas nos Estados Unidos e no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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