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dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee3Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791040Y2pt_BR
dc.contributor.referee4Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787297P2pt_BR
dc.creatorPontes, Luís Antônio Fajardo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756631P4pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-10T14:13:58Z-
dc.date.available2015-12-10-
dc.date.available2015-12-10T14:13:58Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/176-
dc.description.abstractThis study aims to analyze some specific mechanisms of educational quality measurement which have been proposed by several education systems in Brazil and more specifically in Minas Gerais State public schools, as well as propose some alternatives for their improvement. In this sense, some questions about school effectiveness are proposed, along with some considerations about the way how this topic has acquired an increasing relevance in educational reform agendas both inside and outside Brazil. The specific case of the Brazilian Index of Basic Education Development – originally the Índice Brasileiro de Desenvolvimento da Educação Básica, or Ideb – is also presented, together with some considerations about its development methodology and interpretation. Later some specific conclusions about the Ideb and Minas Gerais State public schools are also discussed, related to the undesirable effect that has been detected on their respective Ideb targets, partly caused by a certain instability of educational results, by which it is possible to detect and gauge some deviations or fluctuations of the results in relation to a growth trend model at each year of the historical evaluation series, according to a longitudinal hierarchical model. The latter methodology is also employed in order to propose a new model of Ideb target setting, which is accomplished by their respective periodic correction based on updated results obtained by the same schools in other state standardized tests, such as the case, in Minas Gerais, of those related to the Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica – or Minas Gerais Basic Education Evaluation Sistem, the SIMAVE –, for the 9th year or 8th grade of Fundamental Level. Finally, the text presents and discusses some specific cases of occurrence of a significant quality improvement related to decisions that can be made about the educational performance of the same educational institutions evaluated according to this model.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar alguns mecanismos específicos de aferição da qualidade educacional que usualmente vêm sendo propostos por diversos sistemas educacionais no Brasil e, mais particularmente, nas escolas públicas de Minas Gerais, bem como propor alternativas de seu aperfeiçoamento. Neste sentido, discorre-se primeiramente sobre a questão da eficácia escolar e também sobre a maneira como este tópico vem ganhando uma importância cada vez maior na agenda das reformas educacionais tanto fora quanto dentro do Brasil. A seguir, apresenta-se o caso do Índice Brasileiro de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, discorrendo-se sobre a sua metodologia de elaboração e também sobre sua interpretação. Posteriormente, apresentam-se conclusões, específicas para as escolas públicas de Minas Gerais, acerca dos efeitos indesejáveis sobre as metas do Ideb causados, em parte, por uma certa instabilidade dos resultados educacionais, que fazem com que, a cada edição dessa avaliação transversal, ocorram desvios ou flutuações dos resultados em relação a uma tendência de crescimento prevista por um modelo longitudinal hierárquico. Utilizando-se então procedimentos associados a esta mesma metodologia, é proposto um modelo inédito de determinação das metas do Ideb, por meio de uma correção periódica que se faz sobre elas, com base nos resultados atualizados das avaliações, parte delas relacionadas, no caso deste exemplo de Minas Gerais, aos resultados anuais dos testes do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica, o SIMAVE, na 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental. E, finalmente, estudam-se também casos específicos de melhoria significativa da qualidade das decisões sobre o desempenho educacional dos estabelecimentos assim avaliados, com base neste novo modelo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectEficácia escolarpt_BR
dc.subjectSimavept_BR
dc.subjectModelos longitudinais lineares hierárquicos aplicados à educaçãopt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectSchool effectivenesspt_BR
dc.subjectSIMAVEpt_BR
dc.subjectLongitudinal hierarchical models applied to educationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleMedidas de eficácia escolar no contexto das políticas brasileiras de responsabilização educacional: o caso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, em Minas Geraispt_BR
dc.typeTesept_BR
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