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dc.contributor.advisor1Barbosa, Wilmar do Valle-
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dc.contributor.referee1Silveira, Émerson José Sena da-
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dc.contributor.referee2Camurça, Marcelo Ayres-
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dc.contributor.referee3Panasiewicz, Roberlei-
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dc.contributor.referee4Silva Neto, Francisco Luiz Pereira da-
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dc.creatorAndrade, Roney de Seixas-
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dc.date.accessioned2016-07-13T13:14:05Z-
dc.date.available2016-06-07-
dc.date.available2016-07-13T13:14:05Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1765-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the discourse of the main new atheists authors, from a viewpoint that considers new atheism as a current movement that, unlike traditional atheism, has an agenda that is not only philosophical but also decidedly political and cultural. It emerges as a reaction to the terrorist attacks to the World Trade Center in 2001, and particularly in response to the resurgence and increasing cultural and political influence of Christian Neo-fundamentalism in the United States starting in the 1970’s. In the perception of new atheists, religion is becoming a politically organized force on the rise both within and outside the US, and that the evaluation of these actors can be defined as dangerous, destructive and irrational, given the actions of the US religious right, the actions of radical extremists Islamic, and finally, the terrorist attacks of September 11th, 2001. The authors analyzed here understand the new atheist posture as critical and refreshing. In our assessment, however, this stance despite being different from traditional atheism is what we understand to be a "Neo-secularist-fundamentalisms" whose promoters also convey effectively radical ideas in the current North American political-cultural context characterized, as noted by James Hunter, by a real culture war.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analisar o discurso dos principais autores neoateístas, a partir de um ponto de vista que considera o neoateísmo como um movimento atual que, diferentemente do ateísmo tradicional, tem uma pauta que não é apenas filosófica, mas também decididamente político-cultural. Ele emerge em reação aos eventos que marcaram o atentado ao World Trade Center, em 2001, e particularmente, em reação ao ressurgimento e à crescente influência cultural e política do neofundamentalismo cristão nos Estados Unidos, a partir da década de 1970. Na percepção dos neoateístas a religião está se tornando uma força politicamente organizada em ascensão, dentro e fora dos EUA, e que na avaliação desses atores pode ser definida como perigosa, destrutiva e irracional, haja vista as ações da direita religiosa norte-americana, as ações dos extremistas radicais islâmicos, e por fim, o próprio 11 de setembro de 2001. Os autores aqui analisados entendem que a postura neoateísta é crítica e renovadora. Em nossa avaliação, todavia, esta postura, apesar de se diferenciar dos ateísmos tradicionais, constitui o que entendemos ser um “neofundamentalismo secularista” cujos promotores também veiculam ideias efetivamente radicais no atual contexto político-cultural norte-americano caracterizado, como assinala James Hunter, por verdadeira guerra de culturas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeoateísmopt_BR
dc.subjectGuerra de Culturaspt_BR
dc.subjectFundamentalismopt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectNew Atheismpt_BR
dc.subjectCulture Warspt_BR
dc.subjectFundamentalismpt_BR
dc.subjectUnited Statespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCiência moderna, religião e os novos ateístaspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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