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dc.contributor.advisor1Pereira, Luzimar Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588954431542147pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Edilson Sandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5812903348491788pt_BR
dc.contributor.referee2Pissolato, Elizabeth de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6074252503067289pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Lilian Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6213936911149252pt_BR
dc.contributor.referee4Olender, Marcos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5457900499783356pt_BR
dc.creatorFreitas, Isabella Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222464174050684pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-31T12:01:27Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-31T12:01:27Z-
dc.date.issued2024-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17603-
dc.description.abstractThis study is based on an analysis of the permanent expography of the "Museu de Congonhas", located in the city of Congonhas (MG), to discuss different processes of symbolization related to the biography of the Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos, a Catholic monument which is the museum's main "operational collection". The "Museu de Congonhas" presents itself as a site museum, and because of the specificity of the term, I explore the construction of this concept and its consequences for the case of Congonhas based on: field research carried out in the city of Congonhas, especially during its main religious festivals (Holy Week and the Jubilee); formal and informal visits to the Museum; archive research and access to official narratives and documents on the implementation of the institution; resources used in the permanent expography; participant observation carried out at training meetings for the group of mediators from the institution's Educational Sector; interviews and conversations with the professionals who work or have worked there. Based on these materials, I construct a text guided by a visit to the "Museu de Congonhas", starting from its geographical location and its architectural project on the outside and continuing inside the building, through each room and its respective thematic axis of the exhibition. Taking the "Museu de Congonhas" as a way of collecting the patrimonialized city, and, in turn, taking the patrimonialized city itself as a collection, I carry out this double movement throughout the text, looking at the city through the Museum, and understanding the narrative told by the institution as a reflection of the city's debates, conflicts, tensions and dilemmas. Based on these singularities - the "Museu de Congonhas" as a site museum and the city of Congonhas as a patrimonialized city - I debate the everyday fabrication of heritage and its various forms of representation, especially "collecting", "artification", "hybridization" and "translation".pt_BR
dc.description.resumoO trabalho parte da análise da expografia de longa duração do “Museu de Congonhas”, localizado na cidade de Congonhas (MG), para discutir diferentes processos de simbolização relacionados à biografia do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, monumento católico que se constitui como principal “acervo operacional” do museu. O “Museu de Congonhas” se apresenta como um museu de sítio, e pela especificidade do termo, exploro a construção dessa concepção e suas consequências para o caso de Congonhas a partir de: pesquisa de campo realizada na cidade de Congonhas, em especial durante suas principais festas religiosas (Semana Santa e Jubileu); visitas formais e informais ao Museu; pesquisa de arquivo e acesso a relatos e documentos oficiais sobre a implementação da instituição; recursos utilizados na expografia de longa duração; observação participante realizada em encontros de formação do grupo de mediadores do Setor Educativo da instituição; entrevistas e conversas com os e as profissionais que lá atuam ou atuaram. A partir desses materiais, construo um texto guiado por uma visita ao “Museu de Congonhas”, partindo de sua localização geográfica e seu projeto arquitetônico no lado externo e seguindo pelo interior da edificação, por cada sala e seu respectivo eixo temático da exposição. Tomando o “Museu de Congonhas” como uma forma de colecionar a cidade patrimonializada, e tomando, por sua vez, a própria cidade patrimonializada como uma coleção, realizo, durante o texto, esse movimento duplo, de olhar a cidade por meio do Museu, e compreender a narrativa contada pela instituição como um reflexo dos debates, conflitos, tensões e dilemas da cidade. A partir dessas singularidades – do “Museu de Congonhas” como museu de sítio e da cidade de Congonhas como cidade patrimonializada – realizo o debate sobre a fabricação cotidiana do patrimônio e suas diversas formas de representação, em especial, o “colecionamento”, a “artificação”, a “hibridação”, a “tradução”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMuseu de Congonhaspt_BR
dc.subjectMuseu de sítiopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectSimbolizaçãopt_BR
dc.subjectColeçãopt_BR
dc.subjectCongonhas museumpt_BR
dc.subjectSite museumpt_BR
dc.subjectPatrimonypt_BR
dc.subjectSymbolizationpt_BR
dc.subjectCollectionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA cidade colecionada: a fabricação do patrimônio no “museu de sítio” de Congonhas (MG)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



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