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dc.contributor.advisor1Cyranka, Lúcia Furtado Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707607E5pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo, Stella Maris Bortoni de Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797665E2pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753110H7pt_BR
dc.creatorOliveira, Luís Carlos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-10T14:13:47Z-
dc.date.available2015-12-10-
dc.date.available2015-12-10T14:13:47Z-
dc.date.issued2015-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/175-
dc.description.abstractIn this research, I intend to demonstrate how Sociolinguistics and its assumptions are able to extend the communicative competence of students speaking of the common urban variety (FARACO, 2008) who are in process of understanding and acquisition of the language they use. One goal is to get them to think about the use of language according to the most diverse social and interactional contexts. Therefore, undo prejudices that emerge from traditional practices and promote education which connects linguistic diversity as a result of social diversity is also the aim of this study. Thus, it is essential that the whole school encourages reflection on the mother tongue, thought shared by Bagno (2007, p.116) by revealing that: "It is precisely around that we should strive to create a pedagogy of linguistics variation and change, sociolinguistics rehabilitation, where the language is seen as heterogeneous, variable, mutant, subject to the vicissitudes and incidents of social life. ". In order to make such discussions more satisfactory to the reality of the classroom, the research described here is anchored in an action research work carried out in a class of ninth year of a private school in Juiz de Fora (MG). Basing on the methodology of ethnographic action research, I aimed to develop a pedagogy of language variation (FARACO, 2008), through Educational Sociolinguistics (Bortoni-RICARDO, 2004). I found that, from this proposal, the sociolinguistic education and the assumptions which support it can satisfactorily contribute to enlarge the communicative competence of students in the process of understanding and acquisition of the mother tongue.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa procura demonstrar como a Sociolinguística e seus pressupostos podem ampliar a competência comunicativa de alunos falantes da variedade urbana comum (FARACO, 2008) que estão em processo de compreensão e de domínio da língua que usam. Um dos objetivos é levá-los a pensar o uso da língua segundo os mais diversificados contextos sociais e interacionais. Por isso, desfazer (pré)conceitos que emergem de práticas tradicionais e promover um ensino que relaciona a diversidade linguística como fruto da diversidade social também constitui o objetivo deste estudo. Sobre isso, é essencial que toda a escola favoreça a reflexão sobre a língua materna, pensamento compartilhado por Bagno (2007, p.116) ao revelar que: “É precisamente em torno disso que devemos lutar para criar uma pedagogia da variação e da mudança linguística, uma reeducação sociolinguística, em que a língua seja vista como heterogênea, variável, mutante, sujeita às vicissitudes e peripécias da vida em sociedade.”. Com a finalidade de tornar tais discussões mais satisfatórias à realidade da sala de aula, a investigação aqui descrita é ancorada em um trabalho de pesquisa-ação realizado em uma turma de nono ano de uma escola particular do muncípio de Juiz de Fora (MG). Fundamentado, portanto, na metodologia da pesquisa-ação de base etnográfica, objetiva-se desenvolver uma pedagogia da variação linguística (FARACO, 2008), por meio da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Verificou-se que, a partir dessa proposta, a educação sociolinguística e os pressupostos que a sustentam podem contribuir satisfatoriamente para ampliar a competência comunicativa de alunos em processo de compreensão e de domínio da língua materna.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSociolinguística educacionalpt_BR
dc.subjectVariaçãopt_BR
dc.subjectMudança linguísticapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducational sociolinguisticspt_BR
dc.subjectVariationpt_BR
dc.subjectLanguage changept_BR
dc.subject.cnpqEducação e Linguísticapt_BR
dc.titleEducação (socio) linguística: ampliando a competência de uso da línguapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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