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dc.contributor.advisor1Lages, Sônia Regina Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6684928015207123pt_BR
dc.contributor.referee1Daibert Júnior, Robert-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616922572365002pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Emerson José Sena da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373911393003409pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Zuleica Dantas Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533900166385959pt_BR
dc.contributor.referee4Brügger, Silvia Maria Jardim-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1063769816210251pt_BR
dc.creatorScotton, Raquel Turetti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3248964269661763pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T15:42:45Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T15:42:45Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17557-
dc.description.abstractThis work analyzes how the pretos-velhos and pretas-velhas, figures so present in umbanda, are represented in the samba lyrics of samba schools belonging to the Grupo Especial and Série A of the carnival in the city of Rio de Janeiro in parades that took place between 2018 and 2020. The sambas analyzed are: “Meu Deus, Meu Deus está extinta a escravidão?” from G.R.E.S Paraíso da Tuiuti (2018); “Moju, Magé, Mojubá” by G.R.E.S Inocentes de Belford Roxo (2018); “Saravá, umbanda, G.R.E.S Alegria da Zona Sul (2019); “Eu que te benzo, Deus que te cura” G.R.E.S Renascer de Jacarepaguá (2020) and A Guerreira Negra que dominou os dois mundos” by G.R.E.S Acadêmicos da Rocinha (2020). Firstly, we address the Bantu influence in the creation of umbanda in Brazil, together with the pantheon of deities and their phalanges and examine the representation of the preto-velho and preta-velha consolidated in a subaltern role, resulting from dominant control strategies. Secondly, we expose the relationship between umbanda elders and Rio's samba schools since the beginning of the establishment of the associations in the capital of Rio de Janeiro and highlight the perspective of pretos-velhos associated with freedom, non-subordination and the symbolism of black and preta- old style intertwined with various carnival elements, including samba-enredo. Below, we present a brief historical retrospective of each samba school and the lyrics of the plot sambas analyzed in this work and, also, the categories of samba analyzes made using Lawrence Bardin's Content Analysis methodology. Subsequently, we carried out analyzes and explored the relevance of preto-velho and preta-velha in the lyrics presented, with the purpose of revealing deeper meanings related to Afro-religiosity, racial identity, resistance and collective memory. After the analysis, we found that black men and women have the inventive capacity to symbolize the struggle of black people for justice, freedom and maintenance of traditional knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese analisa de que maneira os pretos-velhos e as pretas-velhas, figuras tão presentes na umbanda, são representados nas letras de samba-enredo de escolas de samba pertencentes ao Grupo Especial e Série A do carnaval da cidade do Rio de Janeiro em desfiles ocorridos entre 2018 e 2020. Os sambas analisados são: “Meu Deus, Meu Deus está extinta a escravidão?” do G.R.E.S Paraíso da Tuiuti (2018); “Moju, Magé, Mojubá” do G.R.E.S Inocentes de Belford Roxo (2018); “Saravá, umbanda, G.R.E.S Alegria da Zona Sul (2019); “Eu que te benzo, Deus que te cura” G.R.E.S Renascer de Jacarepaguá (2020) e “A Guerreira Negra que dominou os dois mundos” de G.R.E.S Acadêmicos da Rocinha (2020). Primeiramente, abordamos a influência bantu na criação da umbanda no Brasil, juntamente com o panteão de divindades e suas falanges e examinamos a representação do preto-velho e da preta-velha consolidada em um papel de subalternidade, resultante de estratégias do controle dominante. Em segundo lugar, expomos a relação dos anciões da umbanda com as escolas de samba cariocas desde os primórdios da constituição das agremiações na capital fluminense e destacamos a perspectiva dos pretos-velhos associada à liberdade, não subordinação e a simbologia do preto e da preta-velha entrelaçada com diversos elementos do carnaval, incluindo o samba-enredo. A seguir, apresentamos uma breve retrospectiva histórica de cada escola de samba e as letras dos sambas de enredo analisados neste trabalho e, ainda, as categorias de análises dos sambas feitas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Posteriormente, realizamos as análises e exploramos a relevância do preto-velho e da pretavelha nas letras apresentadas, com o propósito de revelar significados mais profundos relacionados às afro-religiões, identidade racial, resistência e memória coletiva. Findas as análises, constatamos que os pretos e pretas-velhas possuem a capacidade inventiva de simbolizar a luta do povo negro por justiça, liberdade e manutenção de saberes tradicionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectPreto-velhopt_BR
dc.subjectPreta-velhapt_BR
dc.subjectSamba enredopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectPreto-velhopt_BR
dc.subjectSamba plotpt_BR
dc.subjectCarnivalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleÔ abre alas! Os pretos-velhos e pretas-velhas vão passar! Ancestralidade e resistência nos sambas de enredo do carnaval carioca (2018 a 2020)pt_BR
dc.typeTesept_BR
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