Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17553
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
heritonviniciuscosta.pdf873.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A pandemia do covid-19 e a relação com a evolução do mercado de e-commerce no Brasil
Author: Costa, Heriton Vinícius
First Advisor: Faria, Weslem Rodrigues
Referee Member: Souza, Rafael Morais
Resumo: Com a pandemia de COVID-19, o comércio eletrônico no Brasil experimentou um crescimento significativo, influenciado pelas mudanças no comportamento do consumidor e pela necessidade de distanciamento social. O objetivo deste estudo analisar o impacto da pandemia do COVID-19 na evolução do mercado de e-commerce no Brasil, bem como abordar questões mais específicas relacionadas ao tema. No âmbito geral, busca-se compreender como a crise sanitária influenciou o panorama do comércio eletrônico no país. Para tanto, pretende-se identificar as mudanças no comportamento do consumidor em relação às compras online durante esse período. Utilizando uma metodologia descritiva e quantitativa, a pesquisa se baseou em revisão bibliográfica de artigos científicos, relatórios e dados disponíveis em bases como Google Acadêmico, Scielo e Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações. A conclusão destaca que a pandemia acelerou a transição para o comércio online, exigindo que empresas adaptem suas estratégias para atender às novas demandas dos consumidores.
Abstract: Tradução para o inglês: "With the COVID-19 pandemic, e-commerce in Brazil experienced significant growth, influenced by changes in consumer behavior and the need for social distancing. The objective of this study is to analyze the impact of the COVID-19 pandemic on the evolution of the e-commerce market in Brazil, as well as to address more specific issues related to the topic. In general terms, the aim is to understand how the health crisis has influenced the e-commerce landscape in the country. To this end, it is intended to identify changes in consumer behavior regarding online purchases during this period. Using a descriptive and quantitative methodology, the research was based on a literature review of scientific articles, reports, and data available in databases such as Google Scholar, Scielo, and the National Library of Theses and Dissertations. The conclusion highlights that the pandemic accelerated the transition to online commerce, requiring companies to adapt their strategies to meet the new demands of consumers.
Keywords: Pandemia
Comércio digital
Desemprego
Renda
Macroeconomia
Pandemic
Digital commerce
Unemployment
Income
macroeconomics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Economia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17553
Issue Date: 6-Jun-2024
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons