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dc.contributor.advisor1Gasparetto Júnior, Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1666230459145640pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Lilian Alfaia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858121684844958pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Paulo Roberto Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473792510805304pt_BR
dc.creatorMiranda, Mariana Monteiro Caldeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214084512483144pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-16T13:28:47Z-
dc.date.available2024-09-13-
dc.date.available2024-09-16T13:28:47Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17363-
dc.description.abstractResearch objective: To understand the challenges of the Program of Management and Performance (PGD) of the Federal Public Administration and propose actions for its consolidation in the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). For this, the study reviews the literature on teleworking, describes its advantages and disadvantages, identifies the main challenges of the program implementation in UFJF and contributes to the debate on the subject. Theoretical framework: telework, through PGD, established the theoretical perspective of the study that is part of the research line "Public administration and organizations"contributing to its purpose of favoring the existence of innovative management practices, compatible with technologies and contexts that enable and demand, telework in the public sector. Methodology: a descriptive research was carried out, with a qualitative approach, interviews with members of the university community to explore their perspectives on the process of implementing PGD in the institution. Results: it is concluded that the implementation of PGD in the university context is a complex process; that the program is not synonymous with telework and that it can bring several impacts, both positive and negative to those involved. Actions are fundamental as: the identification of strategies to promote interaction and engagement of servers, the need for clear indicators for performance evaluation, the importance of a telework system adaptable to the specificities of university work and the monitoring of the health of servers that work remotely. Originality/relevance: the research is original, because it was concerned with the dialogue and internal perspectives experienced in the process of implementation of PGD at UFJF. Practical contributions (impact): at the end of the study, it was possible to propose a conclusive technical report, with potential impact on the context of telework in UFJF, which provides inputs for the discussion on new work arrangements in the post-pandemic context, contributing to modernization and efficiency at federal universities.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo da pesquisa: Compreender os desafios do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da Administração Pública Federal e propor ações para sua consolidação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para isso, o estudo revisa a literatura sobre teletrabalho, descreve suas vantagens e desvantagens, identifica os principais desafios da implementação do programa na UFJF e contribui para o debate sobre o tema. Enquadramento teórico: o teletrabalho, por meio PGD, estabeleceu a perspectiva teórica do estudo que se insere na linha de pesquisa “Administração pública e organizações”, contribuindo com seu propósito de favorecer a vigência de práticas gerenciais inovadoras, compatíveis com tecnologias e contextos que viabilizam e demandam, respectivamente, o teletrabalho no setor público. Metodologia: foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio da realização de entrevistas com membros da comunidade universitária para explorar suas perspectivas sobre o processo de implementação do PGD na instituição. Resultados: conclui-se que a implementação do PGD no âmbito universitário é um processo complexo; que o programa não é sinônimo de teletrabalho e que ele pode trazer diversos impactos, tanto positivos quanto negativos aos envolvidos. São fundamentais ações como: a identificação de estratégias para promover a interação e o engajamento dos servidores, a necessidade de indicadores claros para avaliação de desempenho, a importância de um sistema de teletrabalho adaptável às especificidades do trabalho universitário e o acompanhamento da saúde dos servidores que laborarem de forma remota. Originalidade/relevância: a pesquisa é original, pois preocupou-se com o diálogo e perspectivas internas vivenciadas no processo de implementação do PGD na UFJF. Contribuições práticas (impacto): ao final do estudo foi possível propor um relatório técnico conclusivo, de impacto potencial ao contexto do teletrabalho da administração pública, que oferece subsídios para a discussão sobre novos arranjos de trabalho no contexto póspandêmico, contribuindo para a modernização e eficiência em universidades federais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectPrograma de gestão e desempenhopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectTeleworkingpt_BR
dc.subjectManagement and performance programpt_BR
dc.subjectPublic managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleTeletrabalho em instituição federal de ensino superior: análise do Programa de gestão e desempenho na Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



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