Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17352
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nataliaaimarferreira.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922174218234114pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Alessandra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765565145395915pt_BR
dc.creatorFerreira, Natália Aimar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444635623607604pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-13T10:33:00Z-
dc.date.available2024-09-12-
dc.date.available2024-09-13T10:33:00Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17352-
dc.description.abstractThis study explores the recent and ongoing neoconservative movement that, over the past seven years, has become influential in the educational agenda of Juiz de Fora. This movement has been moralizing and shaping educational issues, leading to numerous attempts to censor and remove topics related to Sexual Education from school curricula. During this period, the new National Common Core Curriculum (BNCC) was approved, but under pressure from these groups, the theme of "Sexual Orientation" was removed—a topic that had been a central part of Sexual Education in schools since 1996. Similarly, Municipal Education Plans in several Brazilian cities were affected by the neoconservative wave, resulting in the elimination of references to gender and sexuality from the curricula. This change was driven by the moral panic surrounding the so-called "gender ideology." In this study, we examine the composition of this neoconservative movement in Juiz de Fora, its motivations, and its potential impact, based on debates in the Juiz de Fora City Council. The research reveals that this movement is diverse, consisting of different groups that share a common goal of opposing these issues. The study uses the Discourse Analysis method (ORLANDI, 2015) to analyze regular and special meetings, as well as public hearings, where key bills were discussed, including: No. 4159/2015, No. 121/2016, No. 160/2016, No. 01/2017, No. 4269/2017, and No. 117/2021 from the Juiz de Fora City Council. These bills, introduced over the past seven years, have aimed to ban discussions of gender and sexuality in Juiz de Fora's education system.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo lança luz sobre o recente – e ainda em curso – movimento neoconservador que, nos últimos sete anos, passou a ter expressão na agenda educacional juiz-forana, moralizando e midiatizando as pautas educacionais, resultando em inúmeras tentativas de censura e exclusão de temas relacionados à Educação Sexual do currículo. Este é um contexto em que a homologação da nova Base Nacional Comum Curricular cedeu às pressões desses setores e retirou o tema transversal “Orientação Sexual”, que, desde 1996, era o principal documento que previa Educação Sexual nas escolas. Em consonância com a pressão nacional em torno da BNCC, em várias cidades do Brasil, os Planos Municipais de Educação também foram alvos da onda neoconservadora, resultando na retirada de menções a gênero e sexualidade dos currículos, resultado da instauração do pânico moral em torno da já conhecida “ideologia de gênero”. Nesse sentido, identificamos a composição desse movimento neoconservador juiz-forano que atuou - e ainda atua - no campo educacional da cidade, suas motivações e os possíveis resultados por ele alcançados, a partir dos debates sobre o tema na Câmara de Vereadores de Juiz de Fora. Os principais achados da pesquisa revelam que esse movimento é plural, composto por diferentes frentes que convergem no interesse de perseguir essas pautas. O estudo foi feito através do método Análise de Discurso (ORLANDI, 2015), tendo como material de análise as reuniões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas em que foram discutidos os Projetos de Lei n.º 4159/2015, n.º 121/2016, n.º 160/2016, n.º 01/2017, n.º 4269/2017 e n.º 117/2021 da Câmara Municipal de Juiz de Fora, sendo esses os projetos que, ao longo dos últimos sete anos, tentaram banir da educação juiz-forana as discussões de gênero e sexualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectIdeologia de gêneropt_BR
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectNeoconservadorismopt_BR
dc.subjectNova direitapt_BR
dc.subjectPânico moralpt_BR
dc.subjectGender ideologypt_BR
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectNeoconservatismpt_BR
dc.subjectNew rightpt_BR
dc.subjectMoral panicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA nova direita juiz-forana e a perseguição às discussões de gênero e sexualidade na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons