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dc.contributor.advisor1Condé, Eduardo Antônio Salomão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784127Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Rogeria da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795417D6pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.creatorMaia, Gisele Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428358A5pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-05T16:03:23Z-
dc.date.available2016-06-29-
dc.date.available2016-07-05T16:03:23Z-
dc.date.issued2012-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1734-
dc.description.abstractThis research aims at investigating of the contribution of temporary groupings of intervention as a strategy to promote learning, literacy classes in the 3rd grade at two young public schools Education of Regional Superintendency of the Montes Claros´ schools, highlighting the roleof the managerin the conduct of policy. The temporary groupings constitute new ways to organize time and space school, grouping students in different ways that did not consolidate the capabilities provided for reading and writing in a particular year of schooling, treatment and differentiated curriculum. To this end, we sought to know the policy both within the Regional Superintendency of Education, as part of the two selected schools. Thus, it was intended, by examining the context of implementation of temporary groupings, list the effects of politics and its relation to the improvement of the schools in the studied. To develop the research, we used qualitative research, including direct observation, document analysis and semistructured interviews, as well as the available literature about the subject. The data obtained show that, despite the policy have contributed to the improved the performance of students in the 3rd grade school, as can be proved by the results of PROALFA (Program Assessment Literacy) presents points that need to be rethought . It was noticed that the director's role in politics is essential, in view of the educational dimension of management, as well as the families’ participation. Another important aspect refers to the reorganization of school time and space as a condition for the development of temporary groupings. As a result of research, presents the Education Action Plan in order to guide decision making regarding the implementation of temporary groupings in school requires so successful.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar a contribuição dos reagrupamentos temporários enquanto estratégia de intervenção para a promoção da aprendizagem, em turmas de alfabetização do 3° ano de escolaridade em duas escolas públicas da rede estadual da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, destacando o papel do gestor na condução da política. Os reagrupamentos temporários se constituem em novas maneiras de se organizar os tempos e espaços escolares, agrupando de diversas formas os alunos que não consolidaram as capacidades previstas de leitura e escrita, em determinado ano de escolaridade, com atendimento e currículo diferenciados. Para tanto, buscou-se conhecer a política tanto no âmbito da Superintendência Regional de Ensino, como no âmbito das duas escolas selecionadas. Com isso, pretendeu-se, através da análise do contexto de implementação dos reagrupamentos temporários, elencar os efeitos da política e sua relação com a melhoria dos resultados das escolas pesquisadas. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a pesquisa qualitativa, incluindo a observação direta, análise documental e entrevista semiestruturada, bem como a literatura disponível sobre o tema. Os dados encontrados demonstram que, apesar da política ter colaborado para a melhoria do desempenho dos alunos do 3º ano de escolaridade das escolas, conforme pode-se comprovar através dos resultados do PROALFA (Programa de Avaliação da Alfabetização), apresenta pontos que precisam ser repensados. Percebeu-se que o papel do diretor na condução da política é fundamental, tendo em vista a dimensão pedagógica da gestão, bem como a participação das famílias. Outro aspecto importante se refere à reorganização dos tempos e espaços escolares como uma das condições para o desenvolvimento dos reagrupamentos temporários. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o Plano de Ação Educacional de modo a orientar a tomada de decisões referentes à implementação dos reagrupamentos temporários no âmbito escolar, de maneira exitosa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReagrupamentos temporáriospt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectTempos e espaços escolarespt_BR
dc.subjectTemporary groupingspt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectSchool times and spacespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReagrupamentos temporários e o sucesso na alfabetização de crianças: estudo de caso em duas escolas públicas da superintendência regional de ensino de Montes Clarospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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