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dc.contributor.advisor1Barbosa, Silvana Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274181420603604pt_BR
dc.contributor.referee1Barata, Alexandre Mansur-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1223746413476792pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilveira, Amanda Maciel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974186850318879pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T14:04:42Z-
dc.date.available2024-09-11-
dc.date.available2024-09-11T14:04:42Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17341-
dc.description.abstractReflections about Chiquinha Gonzaga (1847-1935), one of the most relevant characters in the musical history of her period, through a critical reading of five narrative works written about her during different decades of the 20th century. After reading the idiosyncrasies of each text and its authors, namely: Mariza Lira (1978), Geysa Boscoli (w. d.); Edinha Diniz (1999); Dalva Lazaroni (1999) and Maria Adelaide Amaral (2006), we see the construction less of the historical character and her significant musical trajectory than of the projections that each time saw fit to establish on her unique and important figure. Using the concepts of Akotirene (2019), Butler (2019) and Kilomba (2019) as a theoretical apparatus, it is understood that the narrative action, overlapped by different layers of oppression, bequeathed to posterity a product or memory of specific effects, in a reduced reality marked by underrepresentation in relation to Brazilian music and history.pt_BR
dc.description.resumoReflexão sobre Chiquinha Gonzaga (1847-1935), uma das personagens mais relevantes da história musical de seu período, por meio da leitura crítica de cinco obras escritas sobre ela durante diferentes décadas do século XX. Após a leitura das idiossincrasias de cada texto e de seus autores, a saber: Mariza Lira (1978), Geysa Boscoli (s. d.); Edinha Diniz (1999); Dalva Lazaroni (1999) e Maria Adelaide Amaral (2006), percebe-se a construção menos da personagem histórica e de sua trajetória musical significativa que das projeções que cada tempo achou por bem firmar sobre sua figura de singular constituição. Usando como aparato teórico os conceitos de Akotirene (2019); Butller (2019) e Kilomba (2019), compreende-se que a ação narrativa, sobreposta por diferentes camadas de opressão, legou à posteridade um produto ou memória de efeitos específicos, em uma realidade reduzida e marcada pela subrepresentação em relação à música e a história brasileiras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChiquinha Gonzagapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleChiquinha Gonzaga (1847-1935): das disputas narrativas à dissolução da memóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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